A constituição do professor-mediador por meio da participação em um grupo de estudos em educação literária
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025009Parole chiave:
Educação literária, Mediação leitora, Letramentos do professor, Professor-MediadorAbstract
O processo de formação do mediador se constitui pelas práticas das quais participa e os conhecimentos que constrói, que são demandados em sua atuação para que se torne um membro efetivo e atuante na mediação de leitura, servindo de ponte entre leitores e livros e/ou textos literários. Emergem, assim, os letramentos do professor, caracterizados como conhecimentos aplicados, que abrangem conhecimentos teóricos, epistemológicos e metodológicos, os quais incluem seus respectivos metaconhecimentos. Neste contexto, este artigo é norteado pelo objetivo de discutir marcas no processo de constituição identitária de professores-mediadores participantes em um grupo de estudos sobre educação literária. Para tanto, são analisados memoriais reflexivos de participantes do grupo em questão a respeito das práticas de linguagem das quais participam no âmbito desse grupo. As análises sinalizam para duas dimensões principais que emergem dos dados: o papel central do diálogo como espaço de constituição e as práticas em projeção na função docente, as quais, em articulação, mostram um processo dialógico de constituição das identidades acadêmica, docente e mediadora, que estão inter-relacionadas, no âmbito do grupo. O grupo de estudos é, assim, um espaço de constituição dialógica das identidades de professor-mediador. Nesse espaço, são promovidas práticas de letramento que possibilitam diálogo dos participantes entre si e entre participantes e textos, as quais passam a fazer parte da forma como os participantes compreendem a si mesmos e como projetam suas identidades. Além disso, os participantes são inseridos em Discursos característicos do contexto do grupo, mas em um movimento de projeção, constituem sua identidade em diálogo entre o contexto acadêmico e a atuação docente, o que sinaliza para uma aproximação entre as esferas acadêmica e profissional, que promove reflexões sobre as funções da literatura na constituição humana.
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