EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS ENTRE TEMPOS DE ENLACES E TRAVESSIAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Travessias e passagens, Rememoração

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar os entrelaçamentos entre o Grupo de Trabalho – Educação Popular (GT 06) e o Grupo de Trabalho-Educação de Pessoas Jovens e Adultas (GT 18), acentuando as condições que fizeram com que pesquisadores dedicados aos estudos da educação de jovens e adultos postulassem um lugar de debates para discussões de pesquisas de interesses específicos na estrutura organizativa da Anped. O artigo ancora-se na teoria crítica formulada por Walter Benjamin em especial, o conceito materialista-dialético de história escovada a “contrapelo” de modo  a ressaltar as travessias e passagens que repercutiram em aparentes dissonâncias em relação ao campo da Educação Popular. O artigo lança mão de análise bibliográfica e documental, tendo em vista abordar os 40 anos da criação do GT de Educação Popular, incluindo os acontecimentos que principiam o reposicionamento de pesquisadores para a definição de um campo de pesquisas sobre educação de jovens e adultos, por meio do GT18. Argumenta-se que, no contexto nacional, as condições produzidas pela transição democrática contribuíram para uma conjuntura favorável às travessias para se pensar epistemologias e ressignificações de experiências tanto na educação popular quanto na educação de jovens e adultos, na perspectiva escolar. Além de capturar dissonâncias que levaram a constituir este grupo em suas especificidades, o texto  mostra as interfaces entre estes grupos no campo acadêmico, por meio dos enfrentamentos contra ações impostas pelo desmonte da democracia, pelo cerco criminoso aos povos originários, pelos povos quilombolas e trabalhadores do campo e da cidade.  O texto indica que a criação do GT 18 não significou rupturas com princípios que orientam a EJA na perspectiva da Educação Popular, considerando que a modalidade traz consigo a marca social dos oprimidos, cujas histórias estão abertas a escritas rebeldes

Biografia do Autor

Márcia Soares Alvarenga, Faculdade de Formação de professores da UERJ

Professora associada da Faculdade de Formação de professores da UERJ

Maria Clarisse Vieira, Faculdade de Educação da UnB

Professora da Faculdade de Educação da UnB e do Programa de pós-graduação  em educação da UnB

Referências

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Alvarenga, M. S., & Vieira, M. C. (2023). EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS ENTRE TEMPOS DE ENLACES E TRAVESSIAS. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022059. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10986

Edição

Seção

Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE