EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS ENTRE TEMPOS DE ENLACES E TRAVESSIAS
Palabras clave:
Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Travessias e passagens, RememoraçãoResumen
Este artigo tem como objetivo abordar os entrelaçamentos entre o Grupo de Trabalho – Educação Popular (GT 06) e o Grupo de Trabalho-Educação de Pessoas Jovens e Adultas (GT 18), acentuando as condições que fizeram com que pesquisadores dedicados aos estudos da educação de jovens e adultos postulassem um lugar de debates para discussões de pesquisas de interesses específicos na estrutura organizativa da Anped. O artigo ancora-se na teoria crítica formulada por Walter Benjamin em especial, o conceito materialista-dialético de história escovada a “contrapelo” de modo a ressaltar as travessias e passagens que repercutiram em aparentes dissonâncias em relação ao campo da Educação Popular. O artigo lança mão de análise bibliográfica e documental, tendo em vista abordar os 40 anos da criação do GT de Educação Popular, incluindo os acontecimentos que principiam o reposicionamento de pesquisadores para a definição de um campo de pesquisas sobre educação de jovens e adultos, por meio do GT18. Argumenta-se que, no contexto nacional, as condições produzidas pela transição democrática contribuíram para uma conjuntura favorável às travessias para se pensar epistemologias e ressignificações de experiências tanto na educação popular quanto na educação de jovens e adultos, na perspectiva escolar. Além de capturar dissonâncias que levaram a constituir este grupo em suas especificidades, o texto mostra as interfaces entre estes grupos no campo acadêmico, por meio dos enfrentamentos contra ações impostas pelo desmonte da democracia, pelo cerco criminoso aos povos originários, pelos povos quilombolas e trabalhadores do campo e da cidade. O texto indica que a criação do GT 18 não significou rupturas com princípios que orientam a EJA na perspectiva da Educação Popular, considerando que a modalidade traz consigo a marca social dos oprimidos, cujas histórias estão abertas a escritas rebeldesCitas
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