Letramento literário dentro e fora da escola: a recepção de O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022005

Mots-clés :

Letramento literário, Recepção literária, Projeto de leitura literária.

Résumé

Este artigo apresenta reflexões sobre o letramento literário a partir da recepção da obra O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós (2004), por meio da análise de depoimentos de leitores comuns – a literatura no cotidiano dos indivíduos - e de trechos de artigos científicos sobre a obra – a literatura no campo acadêmico. Apresentamos também uma sequência didática desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabirito, interior de Minas Gerais, a partir da recepção do livro. Para a realização da prática pedagógica, usamos a proposta sugerida e experienciada por Rildo Cosson (2012) para o letramento literário, denominada pelo pesquisador como “Sequência Básica”, composta por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Dessa forma, procuramos compreender a literatura, a leitura literária e o letramento literário na vida social e na escola, pois cabe a essa instituição proporcionar aos alunos experiências que desenvolvam essa competência para o letramento literário, a se perpetuar pela vida adulta. O principal objetivo desse processo no contexto escolar é formar um leitor que aprecie significações estéticas, capaz de se inserir em uma comunidade que faça suas próprias escolhas literárias, que saiba manipular seus instrumentos culturais e possa construir com eles um sentido para si e para o mundo em que vive. Dessa forma, é necessário reconhecer a importância de atividades que abarquem diferentes tipos de materiais escritos, mas que não sejam negligenciados os textos literários, multiplicando, dessa forma, os espaços de leitura e constituindo comunidades de leitores na escola e fora dela.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Hércules Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela UFMG

Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFMG

Graduado em Letras pela UFMG

Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto

 

Rosângela Márcia Magalhães, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Educação na UFOP

Mestra em Educação pela UFOP

Graduada em Letras pela UFOP

Professora da educação básica em Minas Gerais

 

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Publié-e

2022-04-05

Comment citer

Corrêa, H. T., & Magalhães, R. M. (2022). Letramento literário dentro e fora da escola: a recepção de O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022005. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022005

Numéro

Rubrique

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.