O discurso fotográfico entre a doxa e o paradoxo

Auteurs-es

  • Maria do Carmo Serén Investigadora do Centro Interdisciplinar Cultura, Espaço, MemóriMaria deo Carmo Sewréna, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0002-5062-9283

DOI :

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022002

Mots-clés :

Discurso e leitura popular e erudita, Pluralidade da Fotografia, História da Fotografia.

Résumé

Pensa-se, hoje, a Fotografia como um discurso, uma prática e um olhar sobre objetos sociais, as imagens fotográficas em diferentes suportes, que são plurais, - tocam ou determinam os saberes -  e se tornaram globais na sociedade da comunicação.  Imagem técnica e do cotidiano que é olhada, se usa e sobre a qual se faz uma de duas leituras, de forma intuitiva, dada a longa aprendizagem de a ver como informação e prazer, (leitura popular) que remete para a identificação do tempo, espaço ou acontecimento  ou através da leitura erudita que se foi construindo desde o Positivismo e que, de resto, ela mesma, ajudou a construir. Se a primeira leitura aceita, de forma afetiva, como verdade a simples verosimilhança aprendida, a leitura erudita assenta nas correntes do pensamento determinadas pela evolução científica, filosófica ou artística: reflexões de Psicologia, Sociologia, Psicanálise, Filosofia, Química, Física Clássica ou Quântica agregam uma cultura fotográfica onde a prática também evolui de acordo com os novos suportes eletrónicos. Esta doxa, universalmente aceite torna-se afinal paradoxal quando a base da aprendizagem de uma produção decisivamente plural e informativa é apresentada e defendida em Histórias da Fotografia onde a imagem fotográfica é estudada de acordo com o modelo exclusivo da História de Arte, ocultando da imagem a sua especificidade.

Palavras-chave:  Leitura erudita/popular; Pluralidade/Histórias da Fotografia

 

 

Biographie de l'auteur-e

Maria do Carmo Serén, Investigadora do Centro Interdisciplinar Cultura, Espaço, MemóriMaria deo Carmo Sewréna, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal

Licenciada em História e Ciencias Pedagógicas; reformada de Coordenadora do Centro Português de Fotografia- Publicações diversas s/ História e Fotografia em Portuigal, França, Espanha, Reino Unido, E.U., Brasil...(Ver Google/Maria do CVarmo Serén. Atualmente investigadora do CITCEM FL/UP.  

 

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Publié-e

2022-04-05

Comment citer

Serén, M. do C. (2022). O discurso fotográfico entre a doxa e o paradoxo. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022002. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022002

Numéro

Rubrique

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.