Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão

Auteurs-es

  • Marcos Fábio Alexandre Nicolau Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Résumé

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O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de Formação Cultural (Bildung), que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na língua portuguesa, 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico enquanto tal.

Biographie de l'auteur-e

Marcos Fábio Alexandre Nicolau, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Doutor em Educação e Mestre em Filosofia pela UFC. Professor do Curso de Filosofia da UVA. Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Saúde da Familia RENASF-UVA e do Mestrado Profissional em Filosofia PROF-FILO/UFC. Coordenador do Grupo de Estudos Hegel/UVA.

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Publié-e

2016-03-30

Comment citer

Nicolau, M. F. A. (2016). Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(2), 385–405. Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4158

Numéro

Rubrique

Artigos