Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão
Abstract
p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; line-height: 120%; text-align: left; widows: 2; orphans: 2; }O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de Formação Cultural (Bildung), que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na língua portuguesa, 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico enquanto tal.
Downloads
Published
2016-03-30
How to Cite
Nicolau, M. F. A. (2016). Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural (Bildung) na elaboração do sistema educacional alemão. Conjectura: Filosofia E educação, 21(2), 385–405. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4158
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.