A Dialética Materialista de Paulo Freire como método de pesquisa em educação // The materialist dialectics of Paulo Freire as a method of research in education
Résumé
O objetivo do presente ensaio é analisar alguns aspectos da obra de Paulo Freire para trazer à luz a base metodológica sobre a qual Freire erguia seu pensamento, e sobre a qual nos é possível apontar para um fazer pesquisa enquanto prática libertadora e emancipatória. Buscamos expor, assim, os traços característicos do Materialismo Dialético presentes na obra do autor, para então analisar a categoria Diálogo, apresentada em Pedagogia do Oprimido, como princípio orientador de todo o pesquisador que se quer libertador, verdadeiramente emancipatório, compromissado com a mudança, com o vir-a-ser humano.Téléchargements
Publié-e
2014-02-06
Comment citer
Cruz, R. G., Bigliardi, R. V., & Minasi, L. F. (2014). A Dialética Materialista de Paulo Freire como método de pesquisa em educação // The materialist dialectics of Paulo Freire as a method of research in education. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(2), 40–54. Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2061
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.