Experiências, diálogos e descobertas
Um projeto educativo com as crianças e seus animais de estimação
DOI :
https://doi.org/10.18226/21784612.v29.e024025Mots-clés :
Criança, Educação Infantil, Famílias, Animais domésticosRésumé
O presente texto é resultado do projeto realizado com uma turma de quinze crianças matriculadas na Educação Infantil (com idade de 5 e 6 anos), de uma escola da rede pública federal de ensino da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. As ações, desenvolvidas com as crianças e suas famílias, foram construídas a partir da realização do Projeto As famílias e seus animais domésticos, com objetivo de desenvolver hábitos e atitudes mais conscientes em relação às pessoas e à natureza, especialmente no que se refere aos animais que fazem parte da vida cotidiana dos estudantes, proporcionar para a turma momentos de aprendizagem significativa, de forma prática e lúdica e com o intuito de promover a transformação social a partir do ambiente em que vivemos. Utilizamos como estratégia metodológica a observação no cotidiano escolar, fotografias, registro escrito e filmagens das propostas desenvolvidas. Verificamos que a turma experienciou momentos singulares, nos quais houve novas descobertas e um contato significativo com diferentes animais, com a natureza e a sociedade. Por meio das atividades efetivadas a partir do desenvolvimento do projeto e fundamentadas na legislação que orienta o trabalho na Educação Infantil, foi possível envolver de forma qualitativa a comunidade escolar, especialmente as famílias dos estudantes. Acreditamos que foi possível efetivar um ensino-aprendizagem de maneira mais contextualizada acerca do tema do projeto, à medida que vivenciamos ações práticas junto aos estudantes da Educação Infantil. O processo de aprendizagem desenvolvido no decorrer do ano letivo foi considerado um ato dialógico, valorizando os saberes e experiências apresentadas pelas crianças.
Références
BRASIL. MEC-SEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil [2010]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12579-educacao-infantil. Acesso em 12 de abril de 2021.
LANCY, David. The Anthropology of Childhood: cherubs, chattel, changelings. New York: Cambridge University Press, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores.Apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka; Tradução: Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, Lev Seminovitch. Imaginação e Criatividade na Infância: ensaio de Psicologia. Tradução, introdução e notas de João Pedro Fróis. Lisboa: Dinalivros, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.