Experiências, diálogos e descobertas

Um projeto educativo com as crianças e seus animais de estimação

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v29.e024025

Schlagworte:

Criança, Educação Infantil, Famílias, Animais domésticos

Abstract

O presente texto é resultado do projeto realizado com uma turma de quinze crianças matriculadas na Educação Infantil (com idade de 5 e 6 anos), de uma escola da rede pública federal de ensino da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. As ações, desenvolvidas com as crianças e suas famílias, foram construídas a partir da realização do Projeto As famílias e seus animais domésticos, com objetivo de desenvolver hábitos e atitudes mais conscientes em relação às pessoas e à natureza, especialmente no que se refere aos animais que fazem parte da vida cotidiana dos estudantes, proporcionar para a turma momentos de aprendizagem significativa, de forma prática e lúdica e com o intuito de promover a transformação social a partir do ambiente em que vivemos. Utilizamos como estratégia metodológica a observação no cotidiano escolar, fotografias, registro escrito e filmagens das propostas desenvolvidas. Verificamos que a turma experienciou momentos singulares, nos quais houve novas descobertas e um contato significativo com diferentes animais, com a natureza e a sociedade. Por meio das atividades efetivadas a partir do desenvolvimento do projeto e fundamentadas na legislação que orienta o trabalho na Educação Infantil, foi possível envolver de forma qualitativa a comunidade escolar, especialmente as famílias dos estudantes. Acreditamos que foi possível efetivar um ensino-aprendizagem de maneira mais contextualizada acerca do tema do projeto, à medida que vivenciamos ações práticas junto aos estudantes da Educação Infantil. O processo de aprendizagem desenvolvido no decorrer do ano letivo foi considerado um ato dialógico, valorizando os saberes e experiências apresentadas pelas crianças.

Autor/innen-Biografien

Tatiani Rabelo Lapa Santos, ESEBA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como professora na área da Educação Infantil da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA). É integrante do grupo de Estudos e pesquisa Infâncias, docências e cotidiano escolar da Universidade Federal de Uberlândia e do grupo Infância, Cultura e História – GEPICH da Universidade Federal de São Paulo. Se dedica a estudar os seguintes temas: criança, infâncias, práticas pedagógicas, formação do pedagogo(a), brincar, brincadeiras, brinquedos e brinquedoteca.

Mariana Arantes de Lima , UFU

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Se dedica a estudar os seguintes temas: criança, infâncias, práticas pedagógicas, brincar e brincadeiras.

Literaturhinweise

BRASIL. MEC-SEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil [2010]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12579-educacao-infantil. Acesso em 12 de abril de 2021.

LANCY, David. The Anthropology of Childhood: cherubs, chattel, changelings. New York: Cambridge University Press, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores.Apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka; Tradução: Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, Lev Seminovitch. Imaginação e Criatividade na Infância: ensaio de Psicologia. Tradução, introdução e notas de João Pedro Fróis. Lisboa: Dinalivros, 2012.

Veröffentlicht

2025-09-29

Zitationsvorschlag

Rabelo Lapa Santos, T., & Arantes de Lima , M. (2025). Experiências, diálogos e descobertas: Um projeto educativo com as crianças e seus animais de estimação. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 29, e024025. https://doi.org/10.18226/21784612.v29.e024025

Ausgabe

Rubrik

Artigos