Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa

Auteurs-es

  • Tânia Maris de Azevedo Universidade de Caxias do Sul

Résumé

Este artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológico
para a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,
que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidade
de, após a devida transposição didática, subsidiar professores para uma
intervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pela
compreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte das
aprendizagens em todos os componentes curriculares.

Téléchargements

Comment citer

de Azevedo, T. M. (2011). Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa. CONJECTURA: Filosofia E educação, 16(2). Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194

Numéro

Rubrique

Artigos