Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
Abstract
Este artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológicopara a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,
que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidade
de, após a devida transposição didática, subsidiar professores para uma
intervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pela
compreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte das
aprendizagens em todos os componentes curriculares.
Downloads
Zitationsvorschlag
de Azevedo, T. M. (2011). Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa. CONJECTURA: Filosofia E educação, 16(2). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.