Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa
Abstract
Este artigo visa a apresentar sucintamente o modelo teóricometodológicopara a descrição do sentido do discurso – criado por Azevedo (2006), com base na Semântica Argumentativa, de Ducrot – cuja testagem constituiu-se no cerne da pesquisa1 desenvolvida por Azevedo e Rowell desde 2007. O corpus da pesquisa são textos de tipo explicativo veiculados em livros didáticos destinados aos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Dito isso, nos propomos, neste artigo, a apresentar o referido modelo, a fim de: (a) divulgar, ao menos parcialmente, os resultados da referida pesquisa,
que se encontra em fase de conclusão; e (b) apontar mais uma possibilidade
de, após a devida transposição didática, subsidiar professores para uma
intervenção pedagógica mais significativa e eficaz no que tange ao desenvolvimento das habilidades de leitura desse tipo de texto, já que é pela
compreensão leitora que se dá, no contexto escolar, a maior parte das
aprendizagens em todos os componentes curriculares.
Downloads
How to Cite
de Azevedo, T. M. (2011). Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa. Conjectura: Filosofia E educação, 16(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1194
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.