Abordagem filosófica da política/gestão da formação de professores na perspectiva substantiva/ético-política
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022025Resumen
O texto aborda a política e gestão da formação de professores no Brasil na perspectiva da filosofia da práxis. Resulta de pesquisa sobre a formação de professores na tensão entre as dimensões econômico-corporativa e ético-política” e tem por objetivo explicitar alguns dos fundamentos da política/gestão da formação dos professores na dimensão substantiva/ético-política. O estudo utiliza-se das pesquisas bibliográfica e empírico/documental e ancora-se na abordagem materialista e crítico-dialética para interpelar a existência teórico-prática da ótica formativa emancipadora fundamentada nos princípios ético-políticos e da filosofia da práxis e seus impactos para o trabalho docente. A pesquisa revelou que a formação de professores no Brasil, tendencialmente, relegou a segundo plano a dimensão político-cultural, no entanto, a instrumentalização da formação, predominante no país, não ocorreu de forma linear e sem a disputa por uma formação de professores em um prisma substantivo, libertário e emancipador, expresso no trabalho docente em espaço formativo.
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70, 1977.
CAVALCANTE, L. I. P. Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia. Revista Brasileira de Educação, S/v., n° 22, Jan/Fev/Mar/Abr 2003, p. 14-24. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.
FRADE, I. Sujeitos do conhecimento e relações comunitárias – repensar a formação docente em Arte. Revista Digital Art&, Ano XI, Nº 14, Dezembro, 2013, p. 01-28. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-14/isabela-frade.pdf . Acesso em: 29 set. 2017.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere v. 1. 4. ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LEITÃO, C. F. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. Revista Brasileira de Educação, S/v., n° 27, Set /Out /Nov /Dez, 2004, p. 25-39. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.
MARX, K. Para a crítica da economia política; salário, preço e lucro; o rendimento e suas fontes: a economia vulgar. Trad. Edgard Malagodi, et alli. SP: Abril Cultural, 1982.
MARX, K. O capital. v. I. 2. ed. Trad. Régis Barbosa e Flávio R. Kothe. SP: Nova Cultural, 1985.
OURIQUE, M. L. H. Performances da docência: compreensão das dimensões filosóficas da formação. Revista Brasileira de Educação, v. 15, nº 45, set./dez., 2010, p. 544-554. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.
Revista Brasileira de Educação (s.d.). Acesso em 29 de Agosto, 2019, de
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=pt&nrm=iso.
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (s.d.). Acesso em 29 de Agosto, 2019, de
http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep.
Revista Digital Arte& Educação – Cultura – Formação – Comunicação – Produção (s.d.). Acesso em 29 de Agosto, 2019, de http://revistadigitalart.blogspot.com.
Revista Educação e Filosofia (s.d.). Acesso em 29 de Agosto, 2019, de
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia.
RESENDE, S. H. A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sartre. Revista Educação e Filosofia, v. 15, nº 30, jul/dez., 2001, p. 53-66. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.
SANDER, Benno. Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas: Autores Associados, 1995.
SILVA, L. H. da; COSTA, V. A.; ROSA, W. M. A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 16, nº 46, jan./abr., 2011, p. 149-166. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.
TREVISAN, A. L.; OURIQUE, M. L. H.; FAGUNDES, A. L. de O.; PEDROSO, E. R. F. Filosofia da educação e imagens de docência: o professor viajante ou alquimista? Revista Brasileira de Educação, v. 18, nº 52, jan./mar., 2013, p. 121-141. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.