Abordagem filosófica da política/gestão da formação de professores na perspectiva substantiva/ético-política

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022025

Resumen

O texto aborda a política e gestão da formação de professores no Brasil na perspectiva da filosofia da práxis. Resulta de pesquisa sobre a formação de professores na tensão entre as dimensões econômico-corporativa e ético-política” e tem por objetivo explicitar alguns dos fundamentos da política/gestão da formação dos professores na dimensão substantiva/ético-política. O estudo utiliza-se das pesquisas bibliográfica e empírico/documental e ancora-se na abordagem materialista e crítico-dialética para interpelar a existência teórico-prática da ótica formativa emancipadora fundamentada nos princípios ético-políticos e da filosofia da práxis e seus impactos para o trabalho docente. A pesquisa revelou que a formação de professores no Brasil, tendencialmente, relegou a segundo plano a dimensão político-cultural, no entanto, a instrumentalização da formação, predominante no país, não ocorreu de forma linear e sem a disputa por uma formação de professores em um prisma substantivo, libertário e emancipador, expresso no trabalho docente em espaço formativo.

Biografía del autor/a

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Roberto Francisco de Carvalho –PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Compõe o quadro de formadores da Rede Colaboração Tocantins (RCT).  É pesquisador na área de Sociedade, Política e Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao: Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; Núcleo de pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED); e Rede Universitas/Br. E-mail: carvalho1917@gmail.com

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Rosilene Lagares - Pós-doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas/Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional); Professora do Curso de Doutorado em Educação da Rede EducaNorte; É líder e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq/Plataforma Lattes/UFT: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares e Educativas (Gepce); Pesquisadora do Grupo Educação, Políticas Públicas e Cidadania; Coordenadora do Subgrupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (EpeEM), do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE) e da Pesquisa Rede MAPA

Doracy Dias Aguiar de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doracy Dias Aguiar de Carvalho - Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Assistente Social da Universidade Federal do Tocantins
(UFT). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da UFT e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social. (GEPEDSS/UNB).

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70, 1977.

CAVALCANTE, L. I. P. Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia. Revista Brasileira de Educação, S/v., n° 22, Jan/Fev/Mar/Abr 2003, p. 14-24. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.

FRADE, I. Sujeitos do conhecimento e relações comunitárias – repensar a formação docente em Arte. Revista Digital Art&, Ano XI, Nº 14, Dezembro, 2013, p. 01-28. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-14/isabela-frade.pdf . Acesso em: 29 set. 2017.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere v. 1. 4. ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LEITÃO, C. F. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. Revista Brasileira de Educação, S/v., n° 27, Set /Out /Nov /Dez, 2004, p. 25-39. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.

MARX, K. Para a crítica da economia política; salário, preço e lucro; o rendimento e suas fontes: a economia vulgar. Trad. Edgard Malagodi, et alli. SP: Abril Cultural, 1982.

MARX, K. O capital. v. I. 2. ed. Trad. Régis Barbosa e Flávio R. Kothe. SP: Nova Cultural, 1985.

OURIQUE, M. L. H. Performances da docência: compreensão das dimensões filosóficas da formação. Revista Brasileira de Educação, v. 15, nº 45, set./dez., 2010, p. 544-554. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.

Revista Brasileira de Educação (s.d.). Acesso em 29 de Agosto, 2019, de

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=pt&nrm=iso.

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (s.d.). Acesso em 29 de Agosto, 2019, de

http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep.

Revista Digital Arte& Educação – Cultura – Formação – Comunicação – Produção (s.d.). Acesso em 29 de Agosto, 2019, de http://revistadigitalart.blogspot.com.

Revista Educação e Filosofia (s.d.). Acesso em 29 de Agosto, 2019, de

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia.

RESENDE, S. H. A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sartre. Revista Educação e Filosofia, v. 15, nº 30, jul/dez., 2001, p. 53-66. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.

SANDER, Benno. Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas: Autores Associados, 1995.

SILVA, L. H. da; COSTA, V. A.; ROSA, W. M. A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 16, nº 46, jan./abr., 2011, p. 149-166. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.

TREVISAN, A. L.; OURIQUE, M. L. H.; FAGUNDES, A. L. de O.; PEDROSO, E. R. F. Filosofia da educação e imagens de docência: o professor viajante ou alquimista? Revista Brasileira de Educação, v. 18, nº 52, jan./mar., 2013, p. 121-141. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 27 out. 2017.

Publicado

2022-11-25

Cómo citar

Carvalho, R. F. de, Lagares, R., & Carvalho, D. D. A. de. (2022). Abordagem filosófica da política/gestão da formação de professores na perspectiva substantiva/ético-política. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022025. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022025

Número

Sección

Artigos