Professores(as) formadores(as) e suas concepções sobre o papel do(a) professor(a): uma análise a partir de Giroux, Freire e Gur-Ze´ev

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022022

Resumen

Este artigo discute o tema do papel do(a) professor(a) na Educação a partir da produção teórica dos autores Henry A. Giroux, Paulo Freire e Ilan Gur-Ze´ev, e de uma pesquisa de campo aplicada a professores(as) formadores(as) no Brasil. Para tanto, aborda alguns conceitos propostos por cada um dos três autores, tais como o conceito de intelectual transformativo proposto Giroux, a perspectiva do(a) professor(a) como um libertador político desenvolvida por Freire, e o conceito de professor-improvisador descrito por Gur-Ze´ev na sua teorização sobre a contraeducação. Na segunda parte, as contribuições teóricas destes autores servem como referência para interpretar os dados obtidos em uma pesquisa qualitativa aplicada a professores(as) de disciplinas pedagógicas de cursos de licenciatura de uma universidade pública federal no Estado do Rio Grande do Sul sobre o papel do(a) professor(a) na Educação contemporânea. Na análise de dados, retoma-se a questão do emprego do termo “papel” apresentada à introdução, bem como do emprego da expressão “papel do(a) professor(a)” como categoria de análise da pesquisa, em relação à qual os entrevistados demonstraram, em sua maioria, identidade conceitual. Dentre as falas dos entrevistados, destacam-se as temáticas da intencionalidade da ação docente, da neutralidade e da politicidade da ação docente, as quais têm grande relevância na obra dos autores estudados e ainda têm repercussão no debate social brasileiro, vide os mais variados projetos de lei apresentados nas casas legislativas brasileiras que intentam, à sua visão, despolitizar a educação no país.

Biografía del autor/a

Arthur da Silva Poziomyck

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em Direito Internacional, Mestre em Educação pela UFRGS, membro do GruPEV.

Alexandre Anselmo Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul.

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Proprograma de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Coordenador do GruPev.

Citas

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da. Trabalho docente na universidade. In: MOREIRA, Jacira Cardoso de; MELLO, Elena Maria Billig; COSTA, Fátima Teresinha Lopes da (Orgs). Pedagogia Universitária: campo de conhecimento em construção. Cruz Alta: Unicruz, 2005, p. 99-115.

ENCICLOPÉDIA DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA. Brasília, INEP/RIES, 2003-2006, V. 2.

FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. New York: Herder & Herder, 1970.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

GANDIN, Luís Armando; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Reestruturação educacional como construção social contraditória. In: HYPOLITO, Álvaro Moreira; GANDIN, Luís Armando (Orgs.). Educação em Tempos de Incertezas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 59-92.

GIROUX, Henry. Los professores como intelectuales – hacia uma pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Ediciones Paidós, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

GUILHERME, Alexandre; MORGAN, W. John. Refletindo sobre o papel do professor: Buber, Freire e Gur-Ze´ev. In: Educação & Realidade [online], v. 43, n. 3, 2018. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/74790>. Acesso 09/09/2021.

GUILHERME, Alexandre; PICOLI, Bruno A. Escola Sem Partido – elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt. In: Revista Brasileira de Educação, v. 28, 2018.

GUR-ZE’EV, Ilan. Critical Theory and Critical Pedagogy Today: toward a new critical language in education. Haifa: Studies in Education, 2005.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. GHIGGI, Gomercindo. A concepção de trabalho docente na obra de Paulo Freire. In: Revista Eletrônica “Fórum Paulo Freire”, Ano 1, nº 1, Julho/2005. Disponível em <https://www2.ufpel.edu.br/fae/paulofreire/novo/br/pdf/513.pdf>. Acesso em 06/09/2021.

LIMA, Jorge M. Ávila de. O papel de professor nas sociedades contemporâneas. In: Educação, sociedade & culturas. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 1996.

MCLAREN, Peter. Remembering a Loving Warrior: Ilan Gur-Ze’ev 1955-2012. In: Educational Philosophy and Theory, Malden, v. 44, n. 2, p. 125-128, 2012.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Epu, 1986.

POZIOMYCK, Arthur da Silva. As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZAGO, Nadir. A Entrevista e seu Processo de Construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Orgs.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 287-309.

Publicado

2022-11-25

Cómo citar

Poziomyck, A. da S., & Guilherme, A. A. (2022). Professores(as) formadores(as) e suas concepções sobre o papel do(a) professor(a): uma análise a partir de Giroux, Freire e Gur-Ze´ev. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022022. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022022

Número

Sección

Artigos