É possível eliminarmos a transferência no ensino?
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022018Resumen
Este artigo visa contribuir no modo como pensamos a relação da psicanálise freudiana e a educação. Dentre os vários clássicos que lidam com essa questão, voltamo-nos ao livro de Catherine Millot, Freud anti-pédagogue, por proporcionar uma visão ampla sobre nosso tema e por ter uma conclusão polêmica: uma antinomia entre educar e analisar. Se isso for verdade, há como pensarmos em uma relação entre pedagogia e psicanálise? Millot nos diz que não pode haver uma pedagogia analítica no sentido de uma ciência da educação, considerando a referida ciência tal como se emprega o saber adquirido pela experiência psicanalítica sobre o inconsciente. Esse discurso bem articulado de Millot nos levou a crer (no meio acadêmico) que há um afastamento definitivo entre esses campos. Nossa questão aqui é: podemos pensar de outra forma? Para a presente reflexão, acompanhamos a posição de um pensador contemporâneo brasileiro: Rinaldo Voltolini. Ele argumenta que o problema da posição da psicanálise no campo educativo está voltado a um discurso de mestria. Pensaremos então sobre a impossibilidade do educar e o papel do ideal do eu na educação. Voltolini afirma que uma mestria é impossível. Em sua argumentação, mestria é entendida como uma maximização do efeito da educação sobre a criança em uma direção desejada. Em outras palavras: um direcionar-se a um ideal. Nesse sentido, podemos nos questionar: é possível, afinal, eliminarmos a transferência no ensino? Ou podemos nos utilizar da transferência no saber? Nossa conclusão se volta à ideia de que o educador trabalharia a partir de seu poder sugestivo; sabendo disso, ele pode se servir de tal poder na educação.
Citas
CHAUI, Marilena. Escritos de Marilena Chaui: Em defesa da educação pública, gratuita e democrática. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2018. v. 6.
FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité: La volonté de savoir. Paris: Gallimard, 2005. v. 1.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos (1900). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. v. 4.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, Análise fragmentária de uma histeria (“O caso Dora”) e outros textos (1901-1905). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. v. 6.
FREUD, Sigmund. Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”), Artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a. v. 10.
FREUD, Sigmund. Totem e Tabu, Contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos (1912-1914). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. v. 11.
FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo, Ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b. v. 12.
FREUD, Sigmund. Moisés e o Monoteísmo, Compêndio de psicanálise e outros textos (1937-1939). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. v. 19.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Trad. João Tiago Proença. Lisboa: Edições 70, 2018.
LACAN, Jacques. Le Séminaire livre XI – Les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse (1964). Paris: Éditions du Seuil, 1973.
MERLEAU-PONTY, Maurice. L’instituition – La passivité – Notes de cours au Collège de France (1954-1955). Paris: Belin, 2003.
MILLOT, Catherine. Freud antipedagogo. Trad. Irene Agoff. Buenos Aires: Ediciones Paidós, 1982.
VOLTOLINI, Rinaldo. Educação e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
VOLTOLINI, Rinaldo (Org.). Psicanálise e formação de professores: Antiformação docente. São Paulo: Zagodoni, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.