As sombras que a invisibilidade da pandemia projeta: quais alternativas para o porvir?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022016

Resumen

Há meses a população mundial enfrenta a pandemia causada pelo COVID-19, uma situação ímpar e talvez a mais desafiadora que rememoramos. Para a maioria dos sujeitos, esta crise junta-se às demais emergências e reforça injustiças, violências, discriminações e sofrimento, uma vez que são considerados invisíveis e sobrevivem em espaços desprovidos de higiene, saúde, educação e segurança e repletos de outras manifestações de renúncia e impossibilidade. Considerando que a própria estrutura social é a responsável por chegarmos onde estamos, precisamos nos contrapor à inconsciência de uma realidade que se mostra normativa e imutável, apreendendo-a em perspectivas críticas e transformadoras. Dessa forma, este texto parte da seguinte problematização: quais alternativas poderemos vislumbrar no pós-pandemia, visto que as desigualdades e as injustiças aumentam? Delineamos prognósticos do tempo presente a partir do diálogo entre Adorno e Horkheimer (2006) e Santos (2007), utilizando como categorias de análise: racionalidade instrumental, pensamento abissal, pensamento pós-abissal e educação emancipatória. A racionalidade tornou-se o cânon da sociedade esclarecida, fundamentando as estruturas e relações sociais em uma percepção universal, totalitária e homogênea, que despreza e invisibiliza as diferenças. Defendemos uma educação para a contestação, a inquietude e a resistência, que desvele e problematize as linhas abissais a fim de pensarmos e agirmos para além delas, vislumbrando alternativas, novas práticas e perspectivas solidárias e sustentáveis, pois quaisquer ideais de progresso e desenvolvimento serão ilusórios enquanto persistirem a invisibilidade “do outro lado da linha”. A reflexão da realidade, em suas estruturas históricas e sociais, se efetiva como possibilidade de novos caminhos para a compreensão dos obstáculos e potencialidades emancipatórias.

Biografía del autor/a

Vânia Gomes Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Professora da Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Química (Associada), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Química e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, bem como professora visitante da University of York (UK) e Leuphana University (Alemanha).

Caroindes Julia Corrêa Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos.

Citas

ADORNO, T. A filosofia muda o mundo ao manter-se como teoria. In: Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 60, p. 131-138, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ln/n60/a08n60.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.

ADORNO, T. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

ARISTÓTELES. Metafísica. In: COCCO, V. (Org.). Aristóteles. São Paulo: Victor Civita, 1984. p. 3-43.

ARAGÃO, L.; SILVA JUNIOR, C.; ANDERSON, L. O desafio do Brasil para conter o desmatamento e as queimadas na Amazônia durante a pandemia por COVID-19 em 2020: implicações ambientais, sociais e sua governança. Nota Técnica. 2020. Disponível em: <https://www.socioambiental.org/sites/blog.socioambiental.org/files/nsa/arquivos/dematamento_fogo_covid19_aragao_et_al.pdf>. Acesso em: 15 set. 2020.

AUTORA 1; AUTORA 2. 2020.

BELMONT, M. PM de Minas deixa feridos em acampamento do MST Quilombo Campo Grande. ECOA UOL, São Paulo, 14 ago. 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/mariana-belmont/2020/08/14/pm-de-minas-deixa-feridos-em-acampamento-do-mst-quilombo-campo-grande.htm>. Acesso em: 10 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Especial, Semana Epidemiológica 36 (30/08 a 05/09). 2020. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/September/09/Boletim-epidemiologico-COVID-30.pdf>. Acesso em 11 set. 2020.

BURNS, E. M. História da Civilização Ocidental. Tradução: Lourival Gomes Machado, Lourdes Gomes Machado, Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo, 1968.

CHAVARRIA-MIRÓ, G. et al. Sentinel surveillance of SARS-CoV-2 in wastewater anticipates the occurrence of COVID-19 cases. medRxiv – The preprint server for health sciences, jun. 2020. Disponível em: <https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.06.13.20129627v1.full.pdf>. Acesso em: 03 set. 2020.

DESCARTES, R. Discurso do método. In: DESCARTES, R. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 37-79.

FORTES, A.; OLIVEIRA, L. D.; SOUSA, G. M. A COVID-19 na Baixada Fluminense: colapso e apreensão a partir da periferia metropolitana do Rio de Janeiro. In: Espaço e Economia – Revista Brasileira de Geografia Econômica, n. 18, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacoeconomia/13591. Acesso em: 20 set. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Desigualdades por cor ou raça no Brasil. 2020. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf>. Acesso em: 15 set. 2020.

JANSEN, R.; OKUMURA, R. Brasileiros trocam arroz, feijão, carne e frutas por sanduíche e pizza. Terra, 21 ago. 2020. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/brasileiros-trocam-arroz-feijao-carne-e-frutas-por-sanduiche-e-pizza,21aab26930382d1df9c53b77bbc0223cyd0vifkf.html>. Acesso em: 01 set. 2020.

JUCÁ, B. Governo vai encerrar Mais Médicos, que será substituído por plano de carreira federal. El País, São Paulo, 6 fev. 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/06/politica/1549465717_978725.html>. Acesso em 02 set. 2020.

KANT, I. Resposta à pergunta: que é “esclarecimento” (Aufklärung)? In: KANT, I. Immanuel Kant – textos seletos. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1974. p. 100-117.

MAAR, W. L. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, T. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995. p. 11-28

MAGENTA, M. Coronavírus em esgoto de 5 países antes de surto na China aumenta mistério sobre origem do vírus. Época, São Paulo, 9 jul. 2020. Disponível em: <https://epoca.globo.com/mundo/coronavirus-em-esgoto-de-5-paises-antes-de-surto-na-china-aumenta-misterio-sobre-origem-do-virus-1-24523271>. Acesso em: 01 set. 2020.

NIETZSCHE, F. Nietzsche: Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-Moral. In: BARROS, F. M. (Org.). Nietzsche: sobre verdade e mentira. São Paulo: Hedra, 2007, p. 24-52.

NOBRE, M. A teoria crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

ONU: 9 em cada 10 pessoas no mundo respiram ar poluído. Organização das Nações Unidas, 2 mai. 2018. Disponível em: < https://brasil.un.org/pt-br/79848-onu-9-em-cada-10-pessoas-no-mundo-respiram-ar-poluido>. Acesso em: 10 set. 2020.

ONU realiza primeiro Encontro de Cúpula sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. ONU News, 24 set. 2019. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2019/09/1688392>. Acesso em: 10 set. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha informativa COVID-19 – escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso em: 01 set. 2020.

PIRES, L. N.; CARVALHO, L.; XAVIER, L. L. COVID-19 e desigualdade: a distribuição dos fatores de risco no Brasil. Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS, 9 abr. 2020. Disponível em: < https://ondasbrasil.org/wp-content/uploads/2020/04/COVID-19-e-desigualdade-a-distribui%C3%A7%C3%A3o-dos-fatores-de-risco-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 11 set. 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 78, p. 3-46, 2007.

SANTOS, M. P. A. et al. População negra e COVID-19: reflexões sobre racismo e saúde. In: Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 225-245, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200225>. Acesso em: 22 set. 2020.

SILVA, Bruna Ávila; VAZ, Alexandre Fernandez. Theodor W. Adorno e o movimento estudantil dos anos 1960. X Jornadas de Sociologia. Anais... Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2013. Disponível em: < https://cdsa.aacademica.org/000-038/761.pdf>. Acesso em: 22 set. 2020.

SILVA, C. L. F. et al. Impactos socioambientais da pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19) no Brasil: como superá-los? In: Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 4, p. 220-236, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10846>. Acesso em: 23 set. 2020.

TRATA BRASIL 2020. Painel Saneamento Brasil. 2020a. Disponível em: <https://www.painelsaneamento.org.br/explore/ano?SE%5Ba%5D=2018&SE%5Bo%5D=a>. Acesso em: 28 ago. 2020.

TRATA BRASIL. Perdas de água 2020 (SNIS 2018): desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência do saneamento básico. 2020b. Disponível em: <http://tratabrasil.org.br/images/estudos/Relat%C3%B3rio_Final_-_Estudo_de_Perdas_2020_-_JUNHO_2020.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2020.

UNITED NATIONS (UN). The 17 goals. 2015. Disponível em: <https://sdgs.un.org/goals>. Acesso em: 22 set. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Noncommunicable diseases country profiles 2018. 2018. Disponível em: <https://www.who.int/nmh/publications/ncd-profiles-2018/en/>. Acesso em: 03 set. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO) AND THE UNITED NATIONS CHILDREN’S FUND (UNICEF). Progress on drinking water, sanitation and hygiene: 2017 update and SDG baseline. 2017. Disponível em: <https://www.unicef.org/publications/files/Progress_on_Drinking_Water_Sanitation_and_Hygiene_2017.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2020.

Publicado

2022-11-25

Cómo citar

Zuin, V. G., & Gomes, C. J. C. (2022). As sombras que a invisibilidade da pandemia projeta: quais alternativas para o porvir?. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022016. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022016

Número

Sección

Artigos