Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022003

Palabras clave:

Leitura, Bibliotecas universitárias, Grupos de Leitores, Competências Académicas.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo, por um lado, refletir sobre as práticas de leitura no seio da biblioteca universitária, descrevendo e explicando as diversas possibilidades e a sua ligação com o propósito da formação universitária, e por outro demonstrar como uma atividade de leitura extra letiva na academia – um grupo de leitura – pode proporcionar experiências de leitura significativas para os envolvidos. Para tal, o estudo desenvolve uma reflexão teórica, baseada numa revisão de literatura, que evidencia os contributos da leitura literária e dos grupos de leitura em contexto académico para a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida. Seguidamente, analisam-se entrevistas a participantes de um grupo de leitura, levado a cabo numa biblioteca universitária, procurando explorar o impacto das experiências declaradas neste âmbito no seu quotidiano. Conclui-se que os grupos de leitura se assumem como uma estratégia essencial de promoção da leitura literária e de aprendizagem de competências transversais, designadamente competências académicas assentes na reflexão crítica, na oralidade e na interação relacional, revelando-se, a par, o entrelaçamento da leitura partilhada com o quotidiano de cada um dos participantes, que vai para além da vida na academia. O estudo deixa pistas para um campo extenso de reflexão e ação.

 

Biografía del autor/a

Tatiana Sanches, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

Tatiana Sanches é Bibliotecária e Investigadora. Licenciada em Letras, Mestre em Educação e Leitura, Doutora em Educação, e Pós-Doutora em Ciência da Informação, tem trabalhado em bibliotecas públicas desde 1993 e nas bibliotecas universitárias desde 2007. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e paralelamente dedica-se à investigação em temas como a literacia de informação, bibliotecas universitárias, gestão de bibliotecas, escrita académica, entre outros, tendo já diversos livros, capítulos e artigos publicados, no panorama nacional e internacional.

 

Citas

BRASIL. Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) http://snbp.cultura.gov.br/pnle/

BURBULES, N. C. Slowness as a Virtue. In: Journal of Philosophy of Education. v. 00, n. 0, p. 1-10, set. 2020. https://doi.org/10.1111/1467-9752.12495

CARR, N. The shallows: What the Internet is doing to our brains. New York: WW Norton & Company, 2010.

CHILE. Plan Nacional de la Lectura http://plandelectura.gob.cl/wp-content/uploads/2016/12/Plan-Nacional-Lectura-web-6-12-2016.pdf

DAVIDOVITCH, N., YAVICH, R., & DRUCKMAN, E. Don’t Throw Out Paper And Pens Yet: On The Reading Habits Of Students. In: Journal of International Education Research (JIER), v. 12, n. 4, p. 129-144, 2016.

DEWAN, P. Why your academic library needs a popular reading collection now more than ever. In: College & Undergraduate Libraries, v. 17, n. 1, p. 44-64, 2010.

DINAMARCA. Nationalt Videncenter for Læsning https://www.videnomlaesning.dk/

DOUGLAS, K., BARNETT, T., POLETTI, A., SEABOYER, J., KENNEDY, R. Building reading resilience: re-thinking reading for the literary studies classroom. In: Higher Education Research & Development, v. 35, n. 2, p. 254-266, 2016.

ELLIOTT, J. Academic libraries and extracurricular reading promotion. In: Reference & User Services Quarterly, v. 46, n. 3, 34-43, 2007.

ECKEL, P., KEZAR, A., & LIEBERMAN, D. Toward Better-Informed Decisions: Reading Groups as a Campus Tool. In: New Directions for Higher Education, v. 110, p. 89-98, 2000

FAJARDO, A. (2010). Book Clubs: Not Just for Public Libraries. In: College & Undergraduate Libraries, v. 17, n. 1, p. 65-69.

FINLÂNDIA. The Finnish Reading Center http://lukukeskus.fi/the-finnish-reading-center/

GARCIA-MARCO, F. J. El libro electrónico y digital en la ecología informacional: avances y retos. In: El profesional de la información, v. 17, v. 4, p. 373-389, 2008.

GARRIDO, M. V., PRADA, M. (Eds.). Manual de competências académicas: da adaptação à universidade à excelência académica. Lisboa: Sílabo, 2016.

GILBERT, J., FISTER, B. Reading, risk, and reality: college students and reading for pleasure. In: College & Research Libraries, v. 72, n. 5, p. 474-495, 2011.

HUNT, E. ‘The perfect time to start': how book clubs are enduring and flourishing during Covid-19. In: The Guardian, 26 mar, 2020. https://www.theguardian.com/books/2020/mar/26/the-perfect-time-to-start-how-book-clubs-are-enduring-and-flourishing-during-covid-19

JIMÉNEZ, M. P. A. El Club de Lectura de la Biblioteca Universitaria de Albacete: la experiencia de un club de lectura universitario. In: RUIDERAe: Revista de Unidades de Información, v. 3, p. 1-15, 2013.

KILHAM, J. P., GRIFFITHS, S. P. (2017). It Takes an Academic Village: The Library’s Role in Supporting Interprofessional Communication through a Book Club. Medical reference services quarterly, 36(1), 42-48.

LACY, M. (Ed.). The Slow Book Revolution: Creating a New Culture of Reading on College Campuses and Beyond. ABC-CLIO, 2014.

LARROSA, J. La experiencia de la lectura. Estudio sobre literatura y formación. Barcelona: Fondo de Cultura Económica, 2003.

LEYVA, E. R. Comentario: La lectura más allá de la letra en la formación de lectores. In: Investigación Bibliotecológica: Archivonomía, Bibliotecológica e Información, p. 297-214, 2015. Doi: 10.1016/j.ibbai.2016.02.023

LEYVA, E. R. La biblioteca universitaria, un espacio de formación lectores. In LEYVA, E. R. (Ed.). Tendencias de la lectura en la universidad, México: UNAM, Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información, 2015a, 131-172.

MATOS, G., & SANCHES, T. Duas de Letra: um grupo de leitores numa biblioteca universitária. In: Cadernos BAD, v. 1, p. 62-71, 2017. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1632

MACADAM, B. Sustaining the culture of the book: The role of enrichment reading and critical thinking in the undergraduate curriculum. In: Library Trends, v. 44, n. 2, p. 237-263, 1995.

NATIONAL ENDOWMENT FOR THE ARTS. To read or not to read: A question of national consequence. Washington, DC: National Endowment for the Arts, 2007.

OAKLEY, A. Gender, methodology and people's ways of knowing: Some problems with feminism and the paradigm debate in social science. In: Sociology, v. 32, n. 4, p. 707-731, 1998. doi:10.1177/0038038598032004005

OATLEY, K. Fiction: Simulation of social worlds. In: Trends In Cognitive Sciences, v. 20, n. 8, p. 618-628, 2016. doi:10.1016/j.tics.2016.06.002

ORDINE, N. A Utilidade do Inútil: Um Manifesto. Matosinhos: Faktoria K de Livros, 2017.

PORTUGAL. Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL 2027) http://www.pnl2027.gov.pt/np4EN/file/8/QE.pdf

READING AGENCY AND BOP CONSULTING. Literature Review: The impact of reading for pleasure and empowerment’, 2015. https://readingagency.org.uk/news/The%20Impact%20of%20Reading%20for%20Pleasure%20and%20Empowerment.pdf

REINO UNIDO. BookTrust https://www.booktrust.org.uk/

REINO UNIDO. The Reading Agency https://readingagency.org.uk/

RENKL, M. The Pandemic Book Club: How to get through this cataclysm even halfway calm: Enter a slower world. In: New York Times, 30.mar., 2020. https://www.nytimes.com/2020/03/30/opinion/reading-self-isolation-covid.html

SANCHES, T., MATOS, G. Grupos de leitores: potencial e impacto no ensino superior. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, v. 13, p. 1-8, Out., 2018. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1728

SÁNCHEZ-GARCÍA, S., YUBERO, S., LARRAÑAGA, E. Lectura y universidad: la promoción de la lectura desde la biblioteca universitaria. In: RÖSING, T. M. K., RETTENMAIER, M. (Eds.). Biblioteca, lectura y multimédia. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2010, 1-13.

SAXON, J. Making meaning of the pandemic ‘through the lens of literature’. In: Princeton University News, 15, May, 2020. https://www.princeton.edu/news/2020/05/15/making-meaning-pandemic-through-lens-literature

SKALR, J. ‘Zoom fatigue’ is taxing the brain. Here's why that happens. In: National Geographic. 24 Apr., 2020. https://www.nationalgeographic.com/science/2020/04/coronavirus-zoom-fatigue-is-taxing-the-brain-here-is-why-that-happens/

SMITH, R., & YOUNG, N. J. Giving Pleasure Its Due: Collection Promotion and Readers' Advisory in Academic Libraries. In: Journal of Academic Librarianship, v. 34, n. 6, p. 520-526, 2008.

SPENCER, C. Research on Learners' Preferences for Reading from a Printed Text or from a Computer Screen. In: Journal of Distance Education, v. 21, n. 1, p. 33-50, 2006.

TABAČKOVÁ, Z. Outside the Classroom Thinking Inside the Classroom Walls: Enhancing Students’ Critical Thinking through Reading Literary Texts. In: Procedia - Social and Behavioral Sciences, (The Proceedings of 5th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership), n. 186, 2015, p. 726-731. Doi:10.1016/j.sbspro.2015.04.042

WOLF, M. Reader, come home: The reading brain in a digital world. New York, NY: Harper. 2018.

YUBERO, S., & LARRAÑAGA. ELectura y Universidad: Hábitos lectores de los estudiantes universitarios de España Y Portugal. In: El Profesional De La Información, v. 24, n. 6, p. 717-723, 2015. Doi:10.3145/epi.2015.nov.03

Publicado

2022-04-05

Cómo citar

Sanches, T. (2022). Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022003. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022003

Número

Sección

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.