Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022003

Schlagworte:

Leitura, Bibliotecas universitárias, Grupos de Leitores, Competências Académicas.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo, por um lado, refletir sobre as práticas de leitura no seio da biblioteca universitária, descrevendo e explicando as diversas possibilidades e a sua ligação com o propósito da formação universitária, e por outro demonstrar como uma atividade de leitura extra letiva na academia – um grupo de leitura – pode proporcionar experiências de leitura significativas para os envolvidos. Para tal, o estudo desenvolve uma reflexão teórica, baseada numa revisão de literatura, que evidencia os contributos da leitura literária e dos grupos de leitura em contexto académico para a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida. Seguidamente, analisam-se entrevistas a participantes de um grupo de leitura, levado a cabo numa biblioteca universitária, procurando explorar o impacto das experiências declaradas neste âmbito no seu quotidiano. Conclui-se que os grupos de leitura se assumem como uma estratégia essencial de promoção da leitura literária e de aprendizagem de competências transversais, designadamente competências académicas assentes na reflexão crítica, na oralidade e na interação relacional, revelando-se, a par, o entrelaçamento da leitura partilhada com o quotidiano de cada um dos participantes, que vai para além da vida na academia. O estudo deixa pistas para um campo extenso de reflexão e ação.

 

Autor/innen-Biografie

Tatiana Sanches, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

Tatiana Sanches é Bibliotecária e Investigadora. Licenciada em Letras, Mestre em Educação e Leitura, Doutora em Educação, e Pós-Doutora em Ciência da Informação, tem trabalhado em bibliotecas públicas desde 1993 e nas bibliotecas universitárias desde 2007. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e paralelamente dedica-se à investigação em temas como a literacia de informação, bibliotecas universitárias, gestão de bibliotecas, escrita académica, entre outros, tendo já diversos livros, capítulos e artigos publicados, no panorama nacional e internacional.

 

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Veröffentlicht

2022-04-05

Zitationsvorschlag

Sanches, T. (2022). Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022003. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022003

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.