Notas sobre a masculinidade no pensamento pedagógico de Johann Friedrich Herbart

Autores/as

  • Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0003-4431-0062
  • Celso Conti Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022014

Resumen

O presente artigo tem como objetivo, a partir de pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito do doutorado em Educação, analisar as ideias pedagógicas de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) e as possíveis contribuições do mesmo para a construção da masculinidade moderna. Herbart é um dos precursores da Pedagogia enquanto ciência organizada, associando diretamente os conhecimentos da filosofia, da educação e da psicologia para formular um aparato teórico que respondesse às transformações dos séculos XVII e XVIII, notadamente o Iluminismo Francês e a ascensão da burguesia industrial, por isso, consideramos que o mesmo marca profundamente a Modernidade, tanto seu projeto pedagógico quanto sua concepção de masculinidade. Para melhor compreender a temática que propomos neste trabalho, dividimos o artigo em quatro seções: (a) na introdução localizamos os estudos sobre as masculinidades e o marco temporal deste trabalho; (b) em seguida expomos os percurso metodológico bibliográfico baseado no desenho circular de aproximações sucessivas às fontes; (c) na terceira analisamos o contexto histórico das formulações de Herbart, a organização sintética de suas ideias e sua proposta pedagógica; (d) por fim estabelecemos relações entre o projeto educacional do autor e as suas contribuições a masculinidade moderna. Concluímos que o pensamento de Herbat, pela abrangência de suas formulações, se configura como um dos pilares da masculinidade hegemônica. 

Biografía del autor/a

Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela UFSCar.

Professor Adjunto (Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas/UFSCar).

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Publicado

2022-11-25

Cómo citar

Silva, A. R. N. da, & Conti, C. (2022). Notas sobre a masculinidade no pensamento pedagógico de Johann Friedrich Herbart. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022014. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022014

Número

Sección

Artigos