FILOSOFIA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTRIBUIÇÃO FORMATIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Autores/as

  • Antonio Filogenio de Paula Junior UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba

Resumen

Neste artigo apresentamos uma perspectiva de compreensão da história da filosofia, na qual é possível acessar outros modos de como essa história pode ser interpretada. Nesta perspectiva ocorre a desconstrução epistêmica eurocentrada de legitimação da ideia de um “milagre” grego que permite o surgimento da filosofia nessa região em detrimento a outros lugares. O pressuposto indicado é o da pluriversalidade de Mogobe Ramose (2011) que apresenta a ideia de pensamento reflexivo e crítico como condição humana, independente de local. Em relação ao continente africano trazemos a crítica de que a escravidão moderna promovida pela Europa desumanizou africanos e indígenas e, com isso, lhes nega a capacidade de pensamento. Após essa análise, apresentamos a filosofia afro-brasileira como um desdobramento da filosofia africana em seu deslocamento do continente africano para as Américas no período da escravidão e colonização. Apresentamos as bases epistêmicas dessa filosofia mantidas nas culturas afro-brasileiras. Destacamos, também, os seus subsídios corporais, salientando a sua dimensão ética e estética ao propor outros modos de se relacionar em que o coletivo é a alternativa ao individualismo, no qual se destaca uma ética comunitária e solidária. As narrativas constituídas no processo colonizador da modernidade são revistas em seus pressupostos de supremacia para dar lugar a uma filosofia que alcance o outro, que se estabeleça na alteridade. Tal proposta nos parece relevante para o ensino formal de filosofia, pois dialoga diretamente com a realidade de mundo existencial formativa do país, e aponta outras possibilidades de organização da vida em distintos aspectos, mas todos eles perpassados pela educação, neste caso, uma educação para ser e estar com o outro, o que solicita a revisão curricular na grade da filosofia, tanto na formação de professores quanto na disciplina destinada ao ensino médio.

Biografía del autor/a

Antonio Filogenio de Paula Junior, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba

Graduado em Filosofia, mestre e doutor em Educação na área Filosofia da educação pesquisando temas relacionados as epistemologias descoloniais, teoria crítica, filosofia africana e afro-brasileira voltada para educação.

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Publicado

2022-11-25

Cómo citar

de Paula Junior, A. F. (2022). FILOSOFIA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTRIBUIÇÃO FORMATIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022013. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9060

Número

Sección

Artigos