Espólios filosóficos na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a dimensão ética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021033

Resumen

Este artigo considera a marcante instabilidade da Filosofia nos currículos da Educação brasileira, assim como seu desaparecimento como disciplina, na versão aprovada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apresenta as prováveis alterações que esse documento promoverá na Educação, referente à formação de professores, ao impacto político e à autonomia docente na criação de aulas, para, então, dedicar-se aos espólios filosóficos restantes na Base, sobretudo àqueles relativos à ética. Mostra que a dimensão ética atravessa o documento e está presente nas “Competências Gerais” a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica, sendo, portanto, uma preocupação de todas as áreas do conhecimento, sobretudo no que se refere às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e à sustentabilidade ambiental. Volta à definição de ética no documento e às suas bases, a saber, justiça, solidariedade e livre-arbítrio; problematiza seus sentidos e marca algumas incoerências. Evidencia que o documento, apesar de incentivar que a Educação dos jovens esteja, de um lado, voltada àquilo que fizemos e sabemos do mundo, por outro, para o aberto e indeterminado; dá ênfase excessiva à busca de soluções e ao aprendizado de respostas, dando prioridade, no que respeita à Filosofia, à resposta socrática para a questão “O que é o ser humano?” Destaca a ideia apresentada no documento de que o nosso tempo requer uma “nova mentalidade”, regida por uma “ética diferente”, e defende que é por meio do contato com modos de pensar filosóficos, presentes nos textos primários de Filosofia, trabalhados por professores habilitados para isso, que os estudantes tornar-se-ão competentes e hábeis nos dois principais sentidos éticos da Base – 1) da nossa relação com a natureza, com o Planeta e seus bens finitos; e 2) da relação consigo mesmo, o modo de ser. Afirma, por fim, que, apesar da espoliação sofrida pela Filosofia na Base, nenhum projeto de Educação pode ser sustentado sem ela.

Palavras-chave: BNCC. Filosofia. Ética. Ensino de Filosofia

  

Biografía del autor/a

Ester Maria Heuser, UNIOESTE

Professora Associada do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Filosofia (Graduação e Pós-graduação) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE    

Adriana Muniz Dias, Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED

Graduação e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE; Professora de História e Filosofia na Rede Pública Estadual do Paraná.    

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Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Heuser, E. M., & Dias, A. M. (2021). Espólios filosóficos na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a dimensão ética. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021033. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021033

Número

Sección

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