Estágios supervisionados de enfermagem e a dimensão humana da formação na concepção dos docentes

Autores/as

  • Ana Lúcia Leal Prof.ª Drª. do Núcleo de Formação Docente (NFD) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM / Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Centro Acadêmico do Agreste – CAA.
  • Alexsandra Tenório de Melo Mestra em Educação em Ciências e Matemática – PPGECM / Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Centro Acadêmico do Agreste – CAA.

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021023

Resumen

A formação do Enfermeiro é um processo dinâmico que está em constante transformação. Atualmente, deseja-se o perfil de um profissional que contemple não somente habilidades técnico-científicas, mas que também adote uma postura crítico-reflexiva e humanista alicerçado na ética. O aprender a cuidar em Enfermagem perpassa por questões que vão além do saber teórico, exigindo outras formas de agir, no que tange à formação e prática apoiadas na humanização. O presente estudo teve por objetivo geral compreender os sentidos de humanização na relação docente-discente durante os estágios supervisionados nos serviços de Atenção Terciária à Saúde, de um curso de Graduação em Enfermagem do interior de Pernambuco. E como objetivos específicos: Investigar qual a percepção sobre relação humana entre docente e discente durante os estágios supervisionados; identificar como é desenvolvida a relação entre docentes e discentes durante tais atividades e analisar como esta relação pode repercutir e/ou impactar no desenvolvimento e atuação dos pares. Salientamos que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAEE) de n. 05009218.4.0000.5208. A pesquisa em questão caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e audiogravadas, no período de março a maio de 2019, com sete professores orientadores de uma Instituição Privada de Ensino Superior do Agreste de Pernambuco, que acompanharam os Estágios Supervisionados na Atenção Terciária à Saúde. A análise dos dados se deu a partir da perspectiva de Bardin e os resultados obtidos apontaram que os docentes compreenderam e reconheceram que uma relação humanizada, no contexto dos estágios supervisionados, é baseada no respeito às crenças, valores e princípios, com vistas à integralidade do ser humano. Além disso, os achados nos mostram que o tipo de relação estabelecida entre este binômio pode impactar de diversas formas no desenvolvimento de suas atividades. A referida pesquisa possibilitou identificar e compreender os sentidos de humanização na relação docente-discente durante o exercício dos Estágios Supervisionados, mediante uma prática alicerçada na integralidade do ser.

Palavras-chave: Formação humana. Enfermagem. Humanização. Educação. Estágio Supervisionado.

  

Biografía del autor/a

Ana Lúcia Leal, Prof.ª Drª. do Núcleo de Formação Docente (NFD) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM / Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Centro Acadêmico do Agreste – CAA.

  

Alexsandra Tenório de Melo, Mestra em Educação em Ciências e Matemática – PPGECM / Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Centro Acadêmico do Agreste – CAA.

  

Citas

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Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Leal, A. L., & Melo, A. T. de. (2021). Estágios supervisionados de enfermagem e a dimensão humana da formação na concepção dos docentes. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021023. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021023

Número

Sección

Artigos