Contribuições críticas sobre a produção científica na atualidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.12

Resumen

O teórico Michael Löwy afirmou que o campo científico é social e politicamente condicionado, não sendo viável estabelecer um distanciamento entre ciência e ideologia. No atual momento, é possível visualizar a clareza dessa afirmação, na medida em que o campo científico se demonstra obstruído diante do cenário político vivenciado. O pensamento crítico e problematizador é tido como um perigo eminente perante a conjuntura conservadora e antidemocrática que se acentua. Com isso, a produção de pensamento crítico e o posicionamento de resistência, diante da formação conservadora, assume a denominação de doutrinação, e o debate gerador de reflexão tende a ser calado, sobretudo se não confirmar a lógica dominante. Ao compreendermos a necessidade de reafirmar o teor questionador da produção de conhecimento, como elemento central na formação social, entende-se sua relevância na construção de um caminho democrático do pensamento social. Neste trabalho, buscamos levantar reflexões a partir de uma revisão bibliográfica, procurando entender produção de conhecimento em um período de anti-intelectualismo. Em contraposição ao conceito positivista de neutralidade do conhecimento, pretende-se investigar a relação dialética entre representação política e formação intelectual. Nossa concepção de pesquisa científica situa-se em um campo que não é neutro, mas permeado de diferentes concepções de mundo, de ser humano e de conhecimento, bem como engendrada por relações que ocorrem entre sujeitos, que propendem a produzir conhecimentos científicos a partir do seu lugar social, um lugar suficientemente privilegiado. Este trabalho se propõe examinar essas questões, ao referenciar a formação social como aspecto determinante na produção de conhecimento. Aponta-se à figura do intelectual orgânico como elemento essencial para pensar essa questão, ao salientar a contraposição ao retrocesso científico imposto no último período e a valorização do pensamento crítico, mais do que nunca como pensamento que resiste no campo da pesquisa e diante do sistema produtivista que o concebe.

  

Biografía del autor/a

Aline Accorssi, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Psicóloga, Mestra em Psicologia Social e da Personalidade, Doutora em Psicologia. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Líder do "Grupo Mariposas: minorias sociais, resistências e práticas de transformação"  

Julia Clasen, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Cientista Social, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas, bolsista CAPES  

Anelise Fernandes Silveira, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Psicóloga, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas.  

Citas

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Publicado

2020-04-15

Cómo citar

Accorssi, A., Clasen, J., & Silveira, A. F. (2020). Contribuições críticas sobre a produção científica na atualidade. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 207–221. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.12