A governamentalidade como ferramenta analítica em Michel Foucault // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019005

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Resumen

O presente artigo tem como objetivo abordar a governamentalidade proposta por Michel Foucault como ferramenta de análise a ser utilizada em investigações no campo da educação. Considerando sua tradição arqueogenealógica, ao romper com perspectiva de um continuum historiográfico em favor de uma descontinuidade histórica, trata-se de uma mirada sobre os acontecimentos para além da tradicional narrativa encadeada dos fatos, convertendo-se em uma analítica das condições de possibilidade para a emergência de outras formas de se (re)pensar e agir sobre a história. Em assim sendo, a governamentalidade nos permite examinar, no interior de organizações discursivas, novas formas de racionalidade política e suas respectivas tecnologias para o governamento a partir dos modos de produção de saber em sua articulação com as relações de poder que, em um sentido prático, atuam sobre processos de subjetivação.

Palavras-chave: Governamentalidade. Ferramenta analítica. Educação.

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Publicado

2019-05-06

Cómo citar

Kroetz, K., & Ferrano, J. L. S. (2019). A governamentalidade como ferramenta analítica em Michel Foucault // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019005. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019005. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5887

Número

Sección

Artigos