Theodor W. Adorno e a dialética negativa // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.1

Autores/as

  • Pedro Savi Neto Bolsista de pós-doutorado PNPD/Capes, no Programa de Pós-Graduação em Educação/PUCRS.

Resumen

O presente artigo, baseado em uma pesquisa teórica, se propõe a abordar a concepção da dialética negativa de Theodor Adorno, partindo de sua crítica aos sistemas filosóficos tradicionais de caráter idealista. A filosofia de Adorno se afigura como crítica às filosofias de caráter idealista, na medida em que entende que tais sistemas filosóficos partem de uma relação de conhecimento entre sujeito e objeto que se trata, em verdade, de uma relação de dominação, na medida em que é ditada por interesses instrumentais de desencantamento da natureza e sua submissão matemática às necessidades inerentes da sociedade burguesa que se formava animada pelo esclarecimento. Essa instrumentalidade contamina a razão, retirando-lhe o fundamental exercício racional e convertendo-se novamente em uma explicação que conserva aspectos da explicação inerentes ao mito, que pretendia superar. Esse é o elemento de dialética do esclarecimento: a razão que pretende superar o mito, mas, que pela sua forma de estruturação, o conserva em seu interior. Como forma de resposta à racionalidade instrumental, Adorno  concebe a sua dialética negativa, buscando resguardar a racionalidade da razão pelo exercício da negatividade. A negatividade parte da consciência da necessidade de conservar a materialidade da realidade no interior da razão, desiderato para o qual a formação estética de Adorno foi determinante. Assim, para atingir o objetivo deste artigo, serão abordados aspectos biográficos do filósofo relacionados à formação do seu pensamento a partir de sua experiência pessoal e vinculada com a Teoria Crítica da Sociedade. Com isso, pretende-se evidenciar a origem da sua concepção de crítica da razão pela razão, a partir da concepção de uma dialética negativa.

Palavras-chave: Theodor Adorno. Dialética negativa. Teoria crítica.

 

Biografía del autor/a

Pedro Savi Neto, Bolsista de pós-doutorado PNPD/Capes, no Programa de Pós-Graduação em Educação/PUCRS.

Pedro Savi Neto é bolsista de pós-doutoramento PNPD/Capes, no Programa de Pós-Graduação em Educação/PUCRS. Formado em filosofia e ciências jurídicas e sociais, mestre em Filosofia e doutorado em Filosofia da Educação (PUCRS) com estágio no CSIC, Madri, orientado pelo Prof. Dr. Reyes Mate.

Publicado

2018-04-28

Cómo citar

Savi Neto, P. (2018). Theodor W. Adorno e a dialética negativa // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.1. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(1), 2–18. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5666

Número

Sección

Artigos