Os refugiados sob o olhar da filosofia e da educação

Autores/as

  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina

Resumen

O objetivo deste trabalho é abordar o problema dos refugiados como atividade filosófica e educacional. A questão colocada para o debate é a seguinte: a filosofia tem algo a dizer acerca dos refugiados? Outra indagação subjacente pode ser expressa desta forma: como preparar um trabalho filosófico-pedagógico de ensino de filosofia com o aluno de graduação tendo em vista a discussão do problema dos refugiados no Ensino Médio? O procedimento filosófico adotado, com apoio na metodologia de caráter bibliográfico, ocupa-se de discutir conceitos referenciados no pensamento de Adorno como forma de penetrar, compreender e buscar alternativas diante dos problemas colocados. Explora-se o conceito de Auschwitz como razão bárbara, experiência anticivilizatória e desumana e a alternativa proposta pelo autor na forma de educação para a emancipação pessoal e social por meio da reflexão e esclarecimento como base para o processo democrático e desbarbarizador. Do ponto de vista do ensino de filosofia a partir de problemas, o texto pretende fazer um percurso-aula na forma de uma caminhada aberta, dialógica e problematizadora. Para isso, utiliza de início uma poesia que alavanca a possibilidade de tratar o conceito refugiado a partir de uma experiência empática de expressão do seu grito no contexto da experiência da barbárie. Na sequência, a caminhada busca explorar os conceitos mencionados caminhando pela leitura do texto de Adorno com relação à educação e democracia. A análise destes conceitos abre novos questionamentos que convidam a continuar a reflexão criando novas experiências de pensar e compartilhar questões relacionadas aos refugiados. Nesta perspectiva, apontamos que a aula pode ser uma experiência de práxis de pensar e repensar problemas e conceitos como processo formativo da consciência crítica, da emancipação e autonomia.

Palavras-chave: Refugiados. Filosofia. Ensino. Experiência. Emancipação.


Biografía del autor/a

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Educação da UEL, Área Filosofia e Educação. Professor do Mestrado em Educação.

Publicado

2017-01-26

Cómo citar

Muraro, D. N. (2017). Os refugiados sob o olhar da filosofia e da educação. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(1), 82–98. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4590

Número

Sección

Artigos