O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.09

Autores/as

  • Luiza Turnes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

A implementação e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na  vida em geral, e aqui com destaque nas esferas do mundo do trabalho e da educação, têm acarretado mudanças significativas na vida das pessoas e nos cenários e estruturas sociais contemporâneos. Na pós-graduação (PG) essas mudanças vêm atingindo todos os envolvidos no que diz respeito à produção e veiculação do conhecimento e à necessidade de defrontar-se qualificadamente com o redimensionamento espácio-temporal proporcionado pela inserção das TIC nos processos de estudo e trabalho. Neste artigo, decorrente de uma pesquisa vinculada a um Programa de Pós-graduação e realizada com doutorandos em Educação de uma universidade pública, analisamos como estes relacionam a categoria tempo com o uso das TIC para fazer frente ao desafio do processo do doutorado no contexto atual. Por meio de entrevistas com os participantes e à luz da análise de conteúdo, identificamos que os doutorandos estão adaptando-se à lógica do denominado produtivismo acadêmico, embora muitas vezes sentindo-se paralisados frente às exigências induzidas pelos órgãos de avaliação e fomento da PG. E nesse sentido, paradoxalmente afirmam encontrar nas TIC um importante aliado para a consecução do doutoramento, embora perpassado pela intensificação do tempo. Além disso, o próprio redimensionamento de tempos e espaços na consecução do doutoramento e no processo de pesquisa e escrita da tese com a mediação das TIC configura-se como uma “faca de dois gumes”, cujas contradições são inerentes ao modelo de regulação e avaliação da PG no Brasil. Finalmente, com base nos depoimentos dos entrevistados e nas relações entre produtividade, intensificação do tempo e mediação tecnológica nesse contexto da PG, questionamos a respeito da possibilidade de resgate da perspectiva omnilateral nesse processo formativo de futuros doutores.

Palavras-chave: Doutorado. TICs. Tempo. Trabalho e educação.

Publicado

2016-09-06

Cómo citar

Turnes, L., Bianchetti, L., & Cunha, R. (2016). O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.09. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(3), 628–644. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4290

Número

Sección

Artigos