O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.09
Abstract
A implementação e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na vida em geral, e aqui com destaque nas esferas do mundo do trabalho e da educação, têm acarretado mudanças significativas na vida das pessoas e nos cenários e estruturas sociais contemporâneos. Na pós-graduação (PG) essas mudanças vêm atingindo todos os envolvidos no que diz respeito à produção e veiculação do conhecimento e à necessidade de defrontar-se qualificadamente com o redimensionamento espácio-temporal proporcionado pela inserção das TIC nos processos de estudo e trabalho. Neste artigo, decorrente de uma pesquisa vinculada a um Programa de Pós-graduação e realizada com doutorandos em Educação de uma universidade pública, analisamos como estes relacionam a categoria tempo com o uso das TIC para fazer frente ao desafio do processo do doutorado no contexto atual. Por meio de entrevistas com os participantes e à luz da análise de conteúdo, identificamos que os doutorandos estão adaptando-se à lógica do denominado produtivismo acadêmico, embora muitas vezes sentindo-se paralisados frente às exigências induzidas pelos órgãos de avaliação e fomento da PG. E nesse sentido, paradoxalmente afirmam encontrar nas TIC um importante aliado para a consecução do doutoramento, embora perpassado pela intensificação do tempo. Além disso, o próprio redimensionamento de tempos e espaços na consecução do doutoramento e no processo de pesquisa e escrita da tese com a mediação das TIC configura-se como uma “faca de dois gumes”, cujas contradições são inerentes ao modelo de regulação e avaliação da PG no Brasil. Finalmente, com base nos depoimentos dos entrevistados e nas relações entre produtividade, intensificação do tempo e mediação tecnológica nesse contexto da PG, questionamos a respeito da possibilidade de resgate da perspectiva omnilateral nesse processo formativo de futuros doutores.
Palavras-chave: Doutorado. TICs. Tempo. Trabalho e educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.