Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.04
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico acerca das influências axiológicas (valorativas) no processo de formação inicial de professores. Para esse empreendimento, foi realizado um levantamento bibliográfico de autores que investigam a formação desses profissionais, com ênfase nos referenciais que tratam dos saberes docentes e da filosofia dos valores. Uma análise crítico-reflexiva dos trabalhos pesquisados possibilitou evienciar discussões ricas em elementos axiológicos implícitos e/ou explícitos nas obras de muitos autores estudados que, em síntese, inferem sobre a não neutralidade da formação e da prática docente, defendem a existência de uma relação indissociável da educação com os valores e, por fim, o fato de os valores terem uma implicância direta na construção do repertório de saberes dos docentes e de seus alunos.
Palavras-chave: Axiologia. Formação inicial de professores. Saberes docentes.
Revisão teórico-reflexiva.
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Publicado
2016-09-06
Cómo citar
Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2016). Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.04. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(3), 514–537. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4287
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Artigos
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