Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.04
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico acerca das influências axiológicas (valorativas) no processo de formação inicial de professores. Para esse empreendimento, foi realizado um levantamento bibliográfico de autores que investigam a formação desses profissionais, com ênfase nos referenciais que tratam dos saberes docentes e da filosofia dos valores. Uma análise crítico-reflexiva dos trabalhos pesquisados possibilitou evienciar discussões ricas em elementos axiológicos implícitos e/ou explícitos nas obras de muitos autores estudados que, em síntese, inferem sobre a não neutralidade da formação e da prática docente, defendem a existência de uma relação indissociável da educação com os valores e, por fim, o fato de os valores terem uma implicância direta na construção do repertório de saberes dos docentes e de seus alunos.
Palavras-chave: Axiologia. Formação inicial de professores. Saberes docentes.
Revisão teórico-reflexiva.
Downloads
Published
2016-09-06
How to Cite
Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2016). Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.04. Conjectura: Filosofia E educação, 21(3), 514–537. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4287
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.