Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.04

Authors

  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Cornélio Procópio
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL)
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL)

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico acerca das influências axiológicas (valorativas) no processo de formação inicial de professores. Para esse empreendimento, foi realizado um levantamento bibliográfico de autores que investigam a formação desses profissionais, com ênfase nos referenciais que tratam dos saberes docentes e da filosofia dos valores. Uma análise crítico-reflexiva dos trabalhos pesquisados possibilitou evienciar discussões ricas em elementos axiológicos implícitos e/ou explícitos nas obras de muitos autores estudados que, em síntese, inferem sobre a não neutralidade da formação e da prática docente, defendem a existência de uma relação indissociável da educação com os valores e, por fim, o fato de os valores terem uma implicância direta na construção do repertório de saberes dos docentes e de seus alunos.

 

Palavras-chave: Axiologia. Formação inicial de professores. Saberes docentes.
Revisão teórico-reflexiva.


Author Biographies

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Cornélio Procópio

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014), bolsista CAPES. Especialista em Bioética (UEL, 2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde, Análises Qualitativas e Educação Ambiental.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL)

Marinez Meneghello Passos concluiu o primeiro mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina em 1989 e o segundo mestrado em Educação, também pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2004. Doutora em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? Unesp ? Bauru ? no ano de 2009. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Educação Matemática. Publicou diversos resultados de suas investigações e das pesquisas realizadas, conjuntamente, com os demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participa em anais de eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados e inúmeros itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos à sua área de pesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação, Ciências e Matemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo coordenadora de alguns deles. No dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são: análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: livro didático, ciências, ensino de ciências, matemática, ensino de matemática, formação de professores, periódicos e revistas das áreas de educação matemática e ensino de ciências, livro paradidático, experimentos, ensino e aprendizagem, ensino fundamental e jogos

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL)

SERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1978. Aprovou diversos projetos de pesquisa e extensão no CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em ensino de ciências. Coordenou o projeto de extensão RENOP - Rede de Disseminação em Educação Científica do Norte do Paraná entre 1994-1997 [CAPES/PADCT]; coordenou o projeto de extensão PROCIÊNCIAS entre 1997-2000 [CAPES/PADCT]. Coordenou a implantação do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Coordenou a implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, órgão suplementar da UEL. Coordenou a implantação do projeto PIBID/UEL. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/]. Linhas de pesquisa atuais: Relação com o saber; Formação de professores; Educação informal; Psicanálise e ensino de Ciências.

Published

2016-09-06

How to Cite

Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2016). Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.04. Conjectura: Filosofia E educação, 21(3), 514–537. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4287

Issue

Section

ARTICLES