A infância como "dispositivo": uma abordagem Foucaultiana para pensar a educação // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.04

Autores/as

  • Andrea Braga Moruzzi UFSCar

Resumen

Este artigo investe na ideia de que a infância é um dispositivo histórico do poder. Tem-se como referência analítica Michel Foucault, que concebe a noção de dispositivo em suas discussões a respeito da sexualidade.  A hipótese geradora é a de que, a partir do momento em que a criança se torna um dos grupos estratégicos do dispositivo da sexualidade (FOUCAULT, 1977), produz-se sobre ela um conjunto heterogêneo de regimes de verdades e práticas que configura uma maneira de ser e ter uma infância, influindo significativamente nas perspectivas pedagógicas modernas. Dialogando com Deleuze (1999), Agamben (2005) e Veyne (2009), considera-se que todo dispositivo possui: linhas de visibilidade e de enunciação que são, respectivamente, máquinas de “fazer ver” e de “fazer falar”; linhas de força, que sustentam os campos de visibilidade e os regimes de enunciabilidade; e linhas de subjetivação que são, segundo Deleuze (1999) a dimensão do “si próprio” e que configuram o sujeito infantil. Apresenta-se três grupos de práticas articuladas às estas características do dispositivo: as práticas pedagógicas, as práticas divisórias e identitárias de gênero e de sexualidade e as práticas médicas. Observa-se que, para Foucault, o dispositivo da sexualidade disciplina os corpos, regula e normatiza a população, regulamenta o prazer e os saberes sobre o sexo, e, além disso, ocupa-se, por meio desse regime sobre o sexo, da preservação da espécie humana. A infância como dispositivo, na perspectiva ora apresentada neste artigo, também regulamenta a criança, constituindo-a em “sujeito infantil”, estabelecendo uma pedagogia e uma ciência que compuseram o pensamento pedagógico moderno sobre e para infância, ocupando-se também da preservação e da manutenção dessa espécie outra, a criança.

Palavras-chave: Infância. Educação. Foucault. Dispositivo.

Biografía del autor/a

Andrea Braga Moruzzi, UFSCar

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuação nas seguintes temáticas: Educação Infantil, Infância e Sociologia da Infância, Estudos Foucaultianos.

Publicado

2017-06-26

Cómo citar

Moruzzi, A. B. (2017). A infância como "dispositivo": uma abordagem Foucaultiana para pensar a educação // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.04. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(2), 279–299. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4086

Número

Sección

Artigos