A base conceitual do direito universal à educação superior // The conceptual basis of the universal right to higher education

Autores/as

  • Tristan McCowan University of London, Reino Unido

Resumen

A oposição às taxas universitárias e a outras barreiras de acesso é, muitas vezes, encarada como uma defesa do ensino superior como um “direito”, ao invés de um “privilégio”. No entanto, a base e a natureza desse direito não são claras. Este artigo apresenta uma exploração conceitual da questão a partir de uma análise inicial do direito internacional. Apresenta um argumento a favor do direito à educação superior, visto como uma das várias formas possíveis de educação pós-escolar, restrito apenas por uma exigência de um nível mínimo de preparação acadêmica.Palavras-chave: Acesso à educação superior. Ação afirmativa. Política de educação superior. Direitos humanos. Direito à educação.

Biografía del autor/a

Tristan McCowan, University of London, Reino Unido

Senior Lecturer in Education and International Development. Faculty of Policy and Society. Department Humanities and Social Science. University of London

Cómo citar

McCowan, T. (2015). A base conceitual do direito universal à educação superior // The conceptual basis of the universal right to higher education. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(Espec), 155–182. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3655

Número

Sección

Artigos