A base conceitual do direito universal à educação superior // The conceptual basis of the universal right to higher education
Abstract
A oposição às taxas universitárias e a outras barreiras de acesso é, muitas vezes, encarada como uma defesa do ensino superior como um “direito”, ao invés de um “privilégio”. No entanto, a base e a natureza desse direito não são claras. Este artigo apresenta uma exploração conceitual da questão a partir de uma análise inicial do direito internacional. Apresenta um argumento a favor do direito à educação superior, visto como uma das várias formas possíveis de educação pós-escolar, restrito apenas por uma exigência de um nível mínimo de preparação acadêmica.Palavras-chave: Acesso à educação superior. Ação afirmativa. Política de educação superior. Direitos humanos. Direito à educação.Downloads
How to Cite
McCowan, T. (2015). A base conceitual do direito universal à educação superior // The conceptual basis of the universal right to higher education. Conjectura: Filosofia E educação, 20(Espec), 155–182. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3655
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.