Ética e consumo: o consumo como estratégia ético-política // Ethics and consumption: the consumption as ethical-political strategy

Autores/as

  • Marco Antônio Gonçalves
  • Everaldo Cescon Universidade de Caxias do Sul

Resumen

No texto, realiza-se uma análise das características e dos padrões da sociedade hipermoderna que reforçam e incentivam manifestações hedonistas e individualistas transformando o ser humano em mero consumidor e mera mercadoria, a partir dos critérios éticos indicados por Adela Cortina. Defende-se a necessidade de educar o cidadão para um consumo consciente, indicativo transformador desta sociedade hipermoderna e elemento-chave na conscientização da população em relação à sua responsabilidade social. O consumo passa a ser visto como ação política.

Biografía del autor/a

Marco Antônio Gonçalves

Professor na rede pública e privada de ensino. Caxias do Sul, RS.

Everaldo Cescon, Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutor em filosofia. Doutor em teologia. Professor no PPGFil - Mestrado, Universidade de Caxias do Sul.

Publicado

2013-08-06

Cómo citar

Gonçalves, M. A., & Cescon, E. (2013). Ética e consumo: o consumo como estratégia ético-política // Ethics and consumption: the consumption as ethical-political strategy. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(3), 155–165. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2187

Número

Sección

Artigos