REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE VIRTUDES INTELECTUAIS NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Clarice Rosa Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Mitieli Seixas da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Educação, Epistemologia da virtude, Revisão sistemática de literatura.

Resumen

O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca da aplicação de virtudes intelectuais no contexto da prática educacional. Para o levantamento dos artigos científicos foram consultadas oito bases de dados consideradas as mais relevantes devido ao rigor científico e reconhecimento da qualidade de produção. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados cinco artigos científicos para serem avaliados. Nos resultados obtidos foi possível verificar a escassez de produção científica na temática, especialmente no Brasil, visto que as produções, em sua maioria, são internacionais. As discussões acerca do ensino de virtudes intelectuais ainda possuem muitas divergências e lacunas, o que é normal, considerando seu pouco tempo de existência.

Biografía del autor/a

Clarice Rosa Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 
Lattes:http://lattes.cnpq.br/1695181545548413.
E-mail: clarice.r.machado@gmail.com

Orcid:https://orcid.org/0000-0001-9402-8909

Mitieli Seixas da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Profa. do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6403769121859182
E-mail: mitieli.silva@ufsm.br

Orcid:https://orcid.org/0000-0003-0492-2072

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Publicado

2023-11-24

Cómo citar

Machado, C. R., & Silva, M. S. da. (2023). REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE VIRTUDES INTELECTUAIS NA EDUCAÇÃO. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023018. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11400

Número

Sección

Artigos