REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE VIRTUDES INTELECTUAIS NA EDUCAÇÃO
Keywords:
Educação, Epistemologia da virtude, Revisão sistemática de literatura.Abstract
O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca da aplicação de virtudes intelectuais no contexto da prática educacional. Para o levantamento dos artigos científicos foram consultadas oito bases de dados consideradas as mais relevantes devido ao rigor científico e reconhecimento da qualidade de produção. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados cinco artigos científicos para serem avaliados. Nos resultados obtidos foi possível verificar a escassez de produção científica na temática, especialmente no Brasil, visto que as produções, em sua maioria, são internacionais. As discussões acerca do ensino de virtudes intelectuais ainda possuem muitas divergências e lacunas, o que é normal, considerando seu pouco tempo de existência.References
BAEHR, Jason. Intellectual Virtues and Education: Essays in Applied Virtue Epistemology. London: Routledge, 2016.
BAEHR, Jason. The Inquiring Mind. Oxford: Oxford University Press, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Senado Federal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 28 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 28 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 30 out. 2022.
CLEMENTE, Noel. Pedagogical Virtues: An Account of the Intellectual Virtues of a Teacher. Episteme, Cambridge, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/episteme/article/pedagogical-virtues-an-account-of-the-intellectual-virtues-of-a-teacher/0F69F1876032A68043B41982BC1C31E5. Acesso em: 15 set. 2022.
CROCE, Michel; PRITCHARD, Duncan. Education as the social cultivation of Intellectual virtue. Social Virtue Epistemology, Londres, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://philarchive.org/archive/CROEAT-6. Acesso em: 10 fev. 2023.
HEERSMINK, Richard. A virtue epistemology of the Internet: Search engines, intellectual virtues and education. Social Epistemology, Londres, v. 33, n. 1, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://philpapers.org/rec/HEEAVE. Acesso em: 15 nov. 2022.
KOTZEE, Ben; CARTER, Adam; SIEGEL, Harvey. Educating for Intellectual Virtue: a critique from action guidance. Episteme, Cambridge, v. 18, n. 2, p. 177-199, 2019. Disponível em: https://philpapers.org/rec/KOTEFI-2. Acesso em: 19 dez. 2022.
SOSA, Ernest. The Raft and the Pyramid: Coherence versus Foundations in the Theory of Knowledge. Midwest Studies in Philosophy, Minnesota - EUA, v. 5, p. 3-25, 1980.
VANNEY, Claudia; SÁENZ, Ignacio Aguinalde. Interpersonal Intellectual Virtues: A heuristic Conceptualization from an Empirical Study, Scientia et Fidelis, USA, v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://apcz.umk.pl/SetF/article/view/39202. Acesso em: 22 nov. 2022.
WATSON, Lani. Educating for Good Questioning: a Tool for Intellectual Virtues Education. Acta Analytica, v. 33, p. 353-370, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12136-018-0350-y. Acesso em: 10 jan. 2023.
ZAGZEBSKI, Linda. Virtues of the Mind: An Inquiry into the Nature of Virtue and the Ethical Foundations of Knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.