A EDUCAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO FRENTE ÀS EMOÇÕES E SENTIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023033Palabras clave:
Emoções. Sentimentos. Educação. Consciência. LiberdadeResumen
Este estudo busca investigar o movimento constitutivo das articulações entre razão e emoção e a sua influência na educação contemporânea. Para tanto, busca situar novas contribuições a partir das pesquisas de Antonio Damásio para quem as emoções e os sentimentos, são considerados indispensáveis para a vida racional nos diferenciando uns dos outros, nos tornando únicos e nos capacitando a um repertório de respostas emocionais criadas a partir da interação entre o corpo e a mente. Também são utilizadas as reflexões do filósofo seiscentista Baruch Espinosa, cuja contribuição para este estudo reside nos seus conceitos de afeto, liberdade e servidão. Assim, propõe-se uma movimentação no sentido de contextualizar o entendimento dos conceitos de emoção e sentimentos, culminando no desvelamento das suas reais influências no agir humano e na transcendência da visão construída a partir do paradigma epistemológico moderno. Para tanto, pontua-se, as perspectivas filosóficas entre a razão e a emoção que foram sendo produzidas ao longo do tempo e, no segundo momento, procura-se compreender as articulações entre emoções, sentimentos e consciência. Esses apontamentos resultarão nos elementos em favor da dignidade, da reverência pela vida e da liberdade de pensamento como valores a serem assegurados e defendidos na educação. E, dessa forma, provocam os seus atores a rediscutir o papel das emoções e sentimentos, reavaliando a pauta das suas ações.
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