A EDUCAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO FRENTE ÀS EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023033

Keywords:

Emoções. Sentimentos. Educação. Consciência. Liberdade

Abstract

Este estudo busca investigar o movimento constitutivo das articulações entre razão e emoção e a sua influência na educação contemporânea. Para tanto, busca situar novas contribuições a partir das pesquisas de Antonio Damásio para quem as emoções e os sentimentos, são considerados indispensáveis para a vida racional nos diferenciando uns dos outros, nos tornando únicos e nos capacitando a um repertório de respostas emocionais criadas a partir da interação entre o corpo e a mente. Também são utilizadas as reflexões do filósofo seiscentista Baruch Espinosa, cuja contribuição para este estudo reside nos seus conceitos de afeto, liberdade e servidão. Assim, propõe-se uma movimentação no sentido de contextualizar o entendimento dos conceitos de emoção e sentimentos, culminando no desvelamento das suas reais influências no agir humano e na transcendência da visão construída a partir do paradigma epistemológico moderno. Para tanto, pontua-se, as perspectivas filosóficas entre a razão e a emoção que foram sendo produzidas ao longo do tempo e, no segundo momento, procura-se compreender as articulações entre emoções, sentimentos e consciência. Esses apontamentos resultarão nos elementos em favor da dignidade, da reverência pela vida e da liberdade de pensamento como valores a serem assegurados e defendidos na educação. E, dessa forma, provocam os seus atores a rediscutir o papel das emoções e sentimentos, reavaliando a pauta das suas ações.

Author Biographies

Sandra Elisa Réquia Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação e participante do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermeneutica e Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação: Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III, de Madri-Espanha. Professor Titular de Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS/Brasil e pesquisador PQ-1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Published

2024-05-16

How to Cite

Souza, S. E. R., & Trevisan, A. L. (2024). A EDUCAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO FRENTE ÀS EMOÇÕES E SENTIMENTOS. Conjectura: Filosofia E educação, 28, e023033. https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023033

Issue

Section

PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA