A EDUCAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO FRENTE ÀS EMOÇÕES E SENTIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023033Keywords:
Emoções. Sentimentos. Educação. Consciência. LiberdadeAbstract
Este estudo busca investigar o movimento constitutivo das articulações entre razão e emoção e a sua influência na educação contemporânea. Para tanto, busca situar novas contribuições a partir das pesquisas de Antonio Damásio para quem as emoções e os sentimentos, são considerados indispensáveis para a vida racional nos diferenciando uns dos outros, nos tornando únicos e nos capacitando a um repertório de respostas emocionais criadas a partir da interação entre o corpo e a mente. Também são utilizadas as reflexões do filósofo seiscentista Baruch Espinosa, cuja contribuição para este estudo reside nos seus conceitos de afeto, liberdade e servidão. Assim, propõe-se uma movimentação no sentido de contextualizar o entendimento dos conceitos de emoção e sentimentos, culminando no desvelamento das suas reais influências no agir humano e na transcendência da visão construída a partir do paradigma epistemológico moderno. Para tanto, pontua-se, as perspectivas filosóficas entre a razão e a emoção que foram sendo produzidas ao longo do tempo e, no segundo momento, procura-se compreender as articulações entre emoções, sentimentos e consciência. Esses apontamentos resultarão nos elementos em favor da dignidade, da reverência pela vida e da liberdade de pensamento como valores a serem assegurados e defendidos na educação. E, dessa forma, provocam os seus atores a rediscutir o papel das emoções e sentimentos, reavaliando a pauta das suas ações.
References
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. Tradução Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013.
DAMÁSIO, Antônio. A estranha ordem das coisas. Portugal: Temas e Debates, 2017.
DAMÁSIO, Antônio. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. Adaptação para o português do Brasil Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
ESPINOSA, Baruch. Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem estar. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2012.
ESPINOSA, Baruch. Ética demonstrada a maneira dos geômetras. Trad. Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2002.
GASCÓN, Agustin de la Herrán. Alguns fundamentos sobre a formação continuada de professores a partir da abordagem radical e inclusiva. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, v. esp, n. 3, p. 1896-1934, dez., 2018.
TREVISAN, Amarildo Luiz. Paradigmas da filosofia e teorias educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura. Educação e Realidade, v. 31, n. 1, p. 23-36, jan./jun. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.