CONVIVÊNCIA ENTRE UMA PROFESSORA E SEUS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA NARRATIVA CARTOGRÁFICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023032

Palabras clave:

Convivência, Biologia do Conhecer, Cartografia, Experiências de aprendizagem, Meditação.

Resumen

Apresentamos uma experiência de convivência entre uma professora e seus estudantes atuando em parceria e legitimidade, na qual a aprendizagem emerge a partir de um fluir de coordenações de ações recursivas. O texto se constitui como uma narrativa cartográfica que “mapeia” o fluir das ações e dos movimentos relacionados à convivência. Para explicar as experiências vivenciadas foi feito o uso da Teoria da Biologia do Conhecer, proposta por Humberto Maturana e por Francisco Varela, em especial os conceitos de convivência, de coordenações de ações recursivas, de acoplamento estrutural e de autopoiese. Nessa perspectiva teórica, a aprendizagem é um processo intersubjetivo que acontece na experiência, em acoplamento com a estrutura do sujeito e do meio. A abertura ao fluir das ações, a parceria entre professora e estudantes, em legitimidade, são aspectos que permitiram a emergência de experiências com potencial de desencadear movimentos autopoiéticos relacionados aos processos de ensinar e de aprender. Dentre elas, destacam-se a meditação, aqui pensada a partir do conceito de Enação, e o Conversar Liberador, que oferece princípios para desencadear movimentos de observação de si e de autotransformação. Por fim, através da narrativa cartográfica, apresentamos algumas pistas para práticas pedagógicas articuladas aos princípios apresentados. Entendemos que a missão de educar, sob esse ponto de vista, constitui-se em uma incumbência grandiosa, que implica em ter fé e amor pela vida nas suas diferentes dimensões, atitude que poderá contribuir com a emergência de uma nova consciência planetária, que sustente o viver e o conhecer alicerçado em uma outra forma de ser e de estar na experiência humana.

Citas

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, n. 19.

GIRON, G. R. Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência. Tese de Doutorado. Caxias do Sul, UCS, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa- intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 32-51.

MATURANA, H. R. A ontologia da realidade. Cristina Magro, Miriam Graciano e Nelson Vaz (org.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

MATURANA, H. R.; DÁVILA, X. Y. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.

MATURANA, H. R.; DÁVILA, X. Y. El arbol del vivir. Santiago: MVP Editores, 2015.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. G. De máquinas e seres vivos: autopoiese - a organização do vivo. Tradução: Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MORAES, M. C. Paradigma Educacional Ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem. Wak Editora, Rio de Janeiro, 2021.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.

MORIN, E. É hora de mudarmos de via: As lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

PASSOS, E.; KASTRUP, V. Sobre a validação da pesquisa cartográfica: acesso à experiência, consistência e produção de efeitos. Fractal, Revista de Psicologia, v. 25 – n. 2, p. 391-414, maio/ago. 2013.

PELLANDA, N. M. C. Maturana & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção Pensadores & Educação).

SABBI, C. R. Pedagogia radical e inclusiva: nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente. Tese de Doutorado. Caxias do Sul, UCS, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.

VARELA, F. THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Publicado

2024-05-16

Cómo citar

Giron, G. R., Sacramento Soares, E. M., & Valentini, C. B. (2024). CONVIVÊNCIA ENTRE UMA PROFESSORA E SEUS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA NARRATIVA CARTOGRÁFICA. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023032. https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023032

Número

Sección

PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA