CONVIVÊNCIA ENTRE UMA PROFESSORA E SEUS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA NARRATIVA CARTOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023032Keywords:
Convivência, Biologia do Conhecer, Cartografia, Experiências de aprendizagem, Meditação.Abstract
Apresentamos uma experiência de convivência entre uma professora e seus estudantes atuando em parceria e legitimidade, na qual a aprendizagem emerge a partir de um fluir de coordenações de ações recursivas. O texto se constitui como uma narrativa cartográfica que “mapeia” o fluir das ações e dos movimentos relacionados à convivência. Para explicar as experiências vivenciadas foi feito o uso da Teoria da Biologia do Conhecer, proposta por Humberto Maturana e por Francisco Varela, em especial os conceitos de convivência, de coordenações de ações recursivas, de acoplamento estrutural e de autopoiese. Nessa perspectiva teórica, a aprendizagem é um processo intersubjetivo que acontece na experiência, em acoplamento com a estrutura do sujeito e do meio. A abertura ao fluir das ações, a parceria entre professora e estudantes, em legitimidade, são aspectos que permitiram a emergência de experiências com potencial de desencadear movimentos autopoiéticos relacionados aos processos de ensinar e de aprender. Dentre elas, destacam-se a meditação, aqui pensada a partir do conceito de Enação, e o Conversar Liberador, que oferece princípios para desencadear movimentos de observação de si e de autotransformação. Por fim, através da narrativa cartográfica, apresentamos algumas pistas para práticas pedagógicas articuladas aos princípios apresentados. Entendemos que a missão de educar, sob esse ponto de vista, constitui-se em uma incumbência grandiosa, que implica em ter fé e amor pela vida nas suas diferentes dimensões, atitude que poderá contribuir com a emergência de uma nova consciência planetária, que sustente o viver e o conhecer alicerçado em uma outra forma de ser e de estar na experiência humana.
References
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, n. 19.
GIRON, G. R. Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência. Tese de Doutorado. Caxias do Sul, UCS, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa- intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 32-51.
MATURANA, H. R. A ontologia da realidade. Cristina Magro, Miriam Graciano e Nelson Vaz (org.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.
MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
MATURANA, H. R.; DÁVILA, X. Y. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.
MATURANA, H. R.; DÁVILA, X. Y. El arbol del vivir. Santiago: MVP Editores, 2015.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. G. De máquinas e seres vivos: autopoiese - a organização do vivo. Tradução: Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MORAES, M. C. Paradigma Educacional Ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem. Wak Editora, Rio de Janeiro, 2021.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.
MORIN, E. É hora de mudarmos de via: As lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
PASSOS, E.; KASTRUP, V. Sobre a validação da pesquisa cartográfica: acesso à experiência, consistência e produção de efeitos. Fractal, Revista de Psicologia, v. 25 – n. 2, p. 391-414, maio/ago. 2013.
PELLANDA, N. M. C. Maturana & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção Pensadores & Educação).
SABBI, C. R. Pedagogia radical e inclusiva: nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente. Tese de Doutorado. Caxias do Sul, UCS, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
VARELA, F. THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.