Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas / Child, curriculum and fields of experience: reflective notes
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020042Abstract
Este artigo é resultado de reflexões emergentes a partir de uma série de conferências que se inscrevem no campo do currículo e da educação infantil. A organização do texto se dá inicialmente pelo debate sobre criança e currículo, retomando as ideias apontadas por John Dewey (2002) em um célebre texto que aborda a relação entre estes dois campos, não na perspectiva da oposição, mas da complementaridade. Na sequência, centro a discussão sobre como tenho lido o documento da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a Educação Infantil e de que modo compreendo que este documento pode nos auxiliar para a implementação de princípios, condições e objetivos já anunciados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI. Por fim, aponto alguns elementos que podem ser estruturantes para compreender a noção de campos de experiência.
References
BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna. Introdução. In: BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna (Org.). Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BORGHI, Battista; GUERRA, Luigi. Manuele di didattica pel l’asilo nido. Roma: Editori Laterza, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Parecer 20/2009. Brasília: MEC, 2009.
DEWEY, John. A Escola e a sociedade. A criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’água, 2002.
FIORIN, Italo; CASTOLDI, Mario; PREVITALLI, Damiano. Dalle indicazioni al curricolo scolastico. Brescia: Editrice La Scuola, 2013.
FOCHI, Paulo. A didática dos campos de experiencia. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, n. 49, p. 4-7, Out-Dez, 2016;
FOCHI, Paulo. Ludicidade, continuidade e significatividade nos campos de experiência. In: FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org). Campos de experiência na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Leitura Crítica, 2015.
FOCHI, Paulo. Será que um dia os arco-íris terão cores? In: GAI, Daniele Noal; FERRAZ, Wagner. Parafernálias II: currículo, cadê a poesía. Porto Alegre: Indpein, 2014, p. 98-111.
FOCHI, Paulo. As mini-histórias como um conceito de narrativa pedagógica. In.: FOCHI, Paulo (org) Mini-histórias: Rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2019, p. 11-28
HOYUELOS, Alfredo. La estética en el pensamento y obra de Loris Malaguzzi. Barcelona: Ocatedro, 2006.
HOYUELOS, Alfredo. La etica en el pensamento y obra de Loris Malaguzzi. Barcelona: Ocatedro, 2004.
MALAGUZZI, Loris. La educacin infantil em Reggio Emiia. Barcelona: Octaedro, 2001.
MALAGUZZI, Loris. Nuevas ideias para la primeira infância (1991) In. CAGLIARI, Paola et al. Loris Malaguzzi y las escuelas de Reggio Emilia. Madrid: Morata, 2017, p. 147-149.
MIUR, Ministerio dell’Istruzione, dell’Università e dela Ricerca. Indicazioni nazionali per il curricolo dela scuola dell’infanzia e del primo ciclo. Firenze: Le moniier, 2012
RIMONDI, Angela. Gaia sciencza. Teatro di animazione ecológica dalla scuola dell’infanzia ala scuola di base. Mettere informa il mondo. Bergamo: Edizioni Junior, Azzano Sao Paolo, 2003.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e terra, 2012.
STACCIOLI, Gianfranco. Tra le righe: vivere volentieri la scuola di base. Roma: Carrochi, 1998.
STACCIOLI, Gianfranco; RITSCHER, Penny; FOCHI, Paulo. Um laboratório da maravilha: marcas do cotidiano para a construção de uma pedagogia que acolhe o universo das crianças. Revista Em aberto: Brasília. v. 30, n. 100, set-dez, 2017. p. 159-166.
ZUCCOLI, Franca. As indicações nacionais italianas: campos de experiência e artes. In: FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org). Campos de experiência na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Leitura Crítica, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.




