Rural extension: method for typologies of extensionist action

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021019

Abstract

The article presents the documentary method for rural extension identifying typologies of extensionist action. It is a case study and the assumptions of the action of rural extensionists and the National Policy of Technical Assistance and Rural Extension. The documentary method made it possible to produce information with narrative interviews referenced by a script. The analysis of information was developed from the five stages: thematic organization, formulated interpretation, reflected interpretation, comparative analysis and construction of typologies. The study points to three typologies: extensionists of specialist type with individual performance, generalist with individual performance and generalist with group performance. The result revealed a basic structure of professional activity, and morever answers the question of why extensionists do what they do, that is, because they are more or less dedicated to national politics.

Keywords: Rural extension. Typologies. Extensionist. Documentary method

Author Biographies

Leonel Piovezana, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui graduação em História e Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984), especialização em História e Geografia pela UFSC - Doutorado em Desenvolvimento Regional com a Tese intitulada: Território Kaingang na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul - Territorialidades em confronto (UNISC, 2010) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000) Dissertação: Educação e Cultura na Terra Indígena Xapecó. Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da região de Chapecó do Programas de Mestrado em Educação da Unochapecó, autor dos projetos e coordenador desde 2009 até janeiro de 2014 dos cursos de Licenciaturas Intercultural Indígena. Tem experiência na área de História e Geografia, com ênfase em Teoria do Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, espaço social, plano diretor municipal, meio ambiente, educação escolar indígena, educação superior indígena, cultura e Monitoramento das interferências sobre as populações indígenas da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e PDI - Plano de desenvolvimento Institucional. Membro da Proposta Curricular do Estado de SC 1991 e 1998/2005 e consultor para atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014 sobre a educação indígena. Foi Coordenador da Licenciatura em Ciências da Religião de 2014 a 2018 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Unochapecó 2016 a 2018. Foi coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER - Gestão Biênio 2014 a 2016. Especialista da Base Nacional Comum Curricular 2014-2016. Em 02 de fevereiro de 2018 toma posse como Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó. 

Juliano Vitória Domingues, Departamento de Zootecnia Universidade do Estado de Santa Catarina

Engenheiro Agrônomo (2013), especialista em Levantamentos Geodésicos e Georreferenciamento de imóveis Rurais e Urbanos (2014) e Mestre em Educação (2017) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Tem experiência na área de Agronomia atuando nos seguintes temas: extensão rural, agricultura orgânica e agroecologia. Professor Colaborador de Instalação na Produção Animal e de Agroecologia na UDESC. 

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Published

2021-10-19

How to Cite

Piovezana, L., & Domingues, J. V. (2021). Rural extension: method for typologies of extensionist action. Conjectura: Filosofia E educação, 26, e021019. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021019

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