Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.5Abstract
O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras disponibilizadas pelo autor no ambiente virtual YouTube. Com base na Análise Textual Discursiva (ATD), foram tomados como objeto de estudo três vídeos, a saber: “Good education in the age of measurement”; “Being home in the world” e “The beautiful risk of education”. Os vídeos correspondem, respectivamente, a palestras realizadas pelo autor, em diferentes eventos educacionais, entre os anos de 2013 e 2017, perfazendo um período de seis anos e contando com um
intervalo de dois anos entre cada palestra selecionada. Resulta deste estudo uma compreensão ampliada do conceito, cuja complexidade buscamos expressar a partir de quatro palavras-chave: mensuração, qualificação, mercantilização e egocentrismo. Cada uma das referidas palavras-chave dá pistas para compreender o conceito, bem como para sugerir a continuidade de estudos sobre o pensamento do autor. Nesse sentido, as considerações finais apresentam questionamentos, com vistas ao aprofundamento de estudos, convidando ao diálogo. Como conclusão, reitera-se a importância do pensamento de Gert Biesta e a relevância da compreensão acerca do conceito learnification/aprenderismo, concebendo-o como significativa contribuição para orientar estudos e práticas no campo da Pedagogia Critica, na perspectiva de pensar/fazer uma boa Educação na era da mensuração.
References
APPLE, Michael W.. A educação pode mudar a sociedade? – tradução de Lilian Loman. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BIESTA, Gert. Against learning. Reclaiming a language for education in an age of learning. Nordisk Pedagogik, Vol. 25, 2005, p.54–66. Oslo. ISSN 0901-8050. https://www.ltu.se/cms_fs/1.123949!/file/Article+Biesta+against+learning.pdf Acesso: 16 jan.2019.
BIESTA, Gert. Giving Teaching Back to Education: Responding to the Disappearance of the Teacher. Phenomenology & Practice, Volume 6, No. 2, 2012a, p. 35-49.
https://journals.library.ualberta.ca/pandpr/index.php/pandpr/article/view/19860 Acesso: 16 jan.2019.
BIESTA, Gert. Boa educação na era da mensuração. São Paulo, Cadernos de Pesquisa. vol. 42, n. 147, 2012b, p. 808-825, dez. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000300009. Acesso: 16 jan.2019.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução Rosaura Eichenberg. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013a. – (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
BIESTA, Gert. The beautiful risk of education. Published in United States by Paradigman Publishers, 2013b.
BIESTA, Gert. Good education in an age of measurement, 2013c. (1h03m23s). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=iCU19OXCehM Acesso: 16 jan. 2019.
BIESTA, Gert. Being at home in the world, 2015. (31m42s). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=qUXSxGD8WmE Acesso: 16 jan. 2019.
BIESTA, Gert. The Beautiful Risk of Education, 2017. (50m40s). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=QMqFcVoXnTI Acesso: 16 jan. 2019.
DALLA ZEN, Laura Habckost; FREITAS, Ana Lúcia Souza de. (2019). O professor inovador: mitos sobre a docência contemporânea. In: RODRIGUES, Jaqueline Fonseca. Gestão, Avaliação e Inovação no Ensino Superior – Ponta Grossa, PR: Atena Editora. E-book. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/10/E-book-Gestao-Avaliacao-e-Inovacao-no-Ensino-Superior.pdf , p.208 a 217. Acesso: 08 out..2019.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. (2018) Inovação na educação para além da facilitação da aprendizagem: considerações a partir do diálogo com o pensamento de Gert Biesta. In: SANTOS, Bettina Steren dos; SPAGNOLO, Carla; RODENBUSCH, Camila de Barros (orgas.). Anais do IV SIPASE [recurso eletrônico]: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: EDIPUCRS. Disponível em:
<http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/sipase/assets/edicoes/2018/arquivos/5.pdf> Acesso: 16 jan.2019.
GUILHERME, Alex; FREITAS, Ana Lúcia Souza de. (2017) Paulo Freire e Gert Biesta: um diálogo fecundo sobre a educação para além da facilitação da aprendizagem. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 69-86, jan./abr. Disponível em:
https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44003/23207 Acesso: 16 jan. 2019.
IMBÉRNON, Francisco. Formação Docente Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Licínio C. Aprender para ganhar, conhecer para competir. Sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”. São Paulo: Cortez, 2012.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. (2007) Análise textual discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.