Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.5

Resumen

O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras disponibilizadas pelo autor no ambiente virtual YouTube. Com base na Análise Textual Discursiva (ATD), foram tomados como objeto de estudo três vídeos, a saber: “Good education in the age of measurement”; “Being home in the world” e “The beautiful risk of education”. Os vídeos correspondem, respectivamente, a palestras realizadas pelo autor, em diferentes eventos educacionais, entre os anos de 2013 e 2017, perfazendo um período de seis anos e contando com um
intervalo de dois anos entre cada palestra selecionada. Resulta deste estudo uma compreensão ampliada do conceito, cuja complexidade buscamos expressar a partir de quatro palavras-chave: mensuração, qualificação, mercantilização e egocentrismo. Cada uma das referidas palavras-chave dá pistas para compreender o conceito, bem como para sugerir a continuidade de estudos sobre o pensamento do autor. Nesse sentido, as considerações finais apresentam questionamentos, com vistas ao aprofundamento de estudos, convidando ao diálogo. Como conclusão, reitera-se a importância do pensamento de Gert Biesta e a relevância da compreensão acerca do conceito learnification/aprenderismo, concebendo-o como significativa contribuição para orientar estudos e práticas no campo da Pedagogia Critica, na perspectiva de pensar/fazer uma boa Educação na era da mensuração.

  

Biografía del autor/a

Ana Lúcia Souza de Freitas, UNISINOS

Doutora em Educação pela PUCRS, com estudos pós-doutorais em Pedagogia Crítica pela Liverpool Hope University. Professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE) da UNISINOS.  

Ana Paula Bopp de Mello

Licenciada em Letras/inglês pela PUCRS e especialista em tradução literária pela UFSC; professora e tradutora na área da educação.

  

Citas

APPLE, Michael W.. A educação pode mudar a sociedade? – tradução de Lilian Loman. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BIESTA, Gert. Against learning. Reclaiming a language for education in an age of learning. Nordisk Pedagogik, Vol. 25, 2005, p.54–66. Oslo. ISSN 0901-8050. https://www.ltu.se/cms_fs/1.123949!/file/Article+Biesta+against+learning.pdf Acesso: 16 jan.2019.

BIESTA, Gert. Giving Teaching Back to Education: Responding to the Disappearance of the Teacher. Phenomenology & Practice, Volume 6, No. 2, 2012a, p. 35-49.

https://journals.library.ualberta.ca/pandpr/index.php/pandpr/article/view/19860 Acesso: 16 jan.2019.

BIESTA, Gert. Boa educação na era da mensuração. São Paulo, Cadernos de Pesquisa. vol. 42, n. 147, 2012b, p. 808-825, dez. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000300009. Acesso: 16 jan.2019.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução Rosaura Eichenberg. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013a. – (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

BIESTA, Gert. The beautiful risk of education. Published in United States by Paradigman Publishers, 2013b.

BIESTA, Gert. Good education in an age of measurement, 2013c. (1h03m23s). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=iCU19OXCehM Acesso: 16 jan. 2019.

BIESTA, Gert. Being at home in the world, 2015. (31m42s). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qUXSxGD8WmE Acesso: 16 jan. 2019.

BIESTA, Gert. The Beautiful Risk of Education, 2017. (50m40s). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=QMqFcVoXnTI Acesso: 16 jan. 2019.

DALLA ZEN, Laura Habckost; FREITAS, Ana Lúcia Souza de. (2019). O professor inovador: mitos sobre a docência contemporânea. In: RODRIGUES, Jaqueline Fonseca. Gestão, Avaliação e Inovação no Ensino Superior – Ponta Grossa, PR: Atena Editora. E-book. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/10/E-book-Gestao-Avaliacao-e-Inovacao-no-Ensino-Superior.pdf , p.208 a 217. Acesso: 08 out..2019.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. (2018) Inovação na educação para além da facilitação da aprendizagem: considerações a partir do diálogo com o pensamento de Gert Biesta. In: SANTOS, Bettina Steren dos; SPAGNOLO, Carla; RODENBUSCH, Camila de Barros (orgas.). Anais do IV SIPASE [recurso eletrônico]: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: EDIPUCRS. Disponível em:

<http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/sipase/assets/edicoes/2018/arquivos/5.pdf> Acesso: 16 jan.2019.

GUILHERME, Alex; FREITAS, Ana Lúcia Souza de. (2017) Paulo Freire e Gert Biesta: um diálogo fecundo sobre a educação para além da facilitação da aprendizagem. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 69-86, jan./abr. Disponível em:

https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44003/23207 Acesso: 16 jan. 2019.

IMBÉRNON, Francisco. Formação Docente Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Licínio C. Aprender para ganhar, conhecer para competir. Sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”. São Paulo: Cortez, 2012.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. (2007) Análise textual discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ.

Publicado

2020-04-15

Cómo citar

Freitas, A. L. S. de, & Mello, A. P. B. de. (2020). Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 78–89. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.5