Prescrições para normalistas contidas no livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura (1949 a 1957) // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019007

Authors

Abstract

Analisa-se o livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura, livro destinado para alunas das Escolas Normais brasileiras, especialmente as fluminenses (nascidas no Estado do Rio de Janeiro), pela Gráfica Editôra Aurora do Rio de Janeiro. Realizar-se-á a investigação levando em consideração a produção deste livro didático, buscando compreender a produção do autor, que publicou 13 diferentes títulos ou mais para a “Biblioteca Didática Brasileira”. Na obra Fundamentos de Educação, 342 páginas, 4 edições, analisar-se-á textos e paratextos. Quanto ao texto, analisar-se-á o índice, composto por 19 capítulos e 2 anexos. No que se refere aos paratextos, verificar-se-á elementos tais como: capa, relação de obras produzidas por Amaral Fontoura, para a coleção “Biblioteca Didática Brasileira”, dedicatória, parecer do Secretário de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, apresentação da coleção, e sua organização em quatro séries, além de uma nota prévia. Sendo assim, tem-se como fonte primária desta investigação, um exemplar da 4ª edição (1957) do livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura. Buscando melhor compreender este compêndio em questão, analisar-se-á o Decreto-Lei n. 8.530, de 2 de janeiro de 1946, Lei Orgânica do Ensino Normal. A leitura deste livro permite compreender, em parte, o currículo das Escolas Normais nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil, uma vez que o mesmo foi produzido dentro de uma coleção que se chamava “Biblioteca Didática Brasileira”, apresentando 5 volumes da série I “Escola Viva”, especializados para o currículo das Escolas Normais: volume 1: Fundamentos de Educação; volume 2 – Sociologia Educacional; volume 3 – Metodologia do Ensino Primário; volume 4 – Psicologia Geral; volume 5 – Psicologia Educacional, disciplinas estas, elencadas no Decreto-Lei n. 8.530, de 2 de janeiro de 1946, Lei Orgânica do Ensino Normal, artigos 7º, 8º e 9º.

 Palavras-chave: Livro didático. Escolas Normais. Fundamentos de educação.

Author Biography

Odaleia Alves da Costa, Instituto Federal do Maranhão - Campus Timon

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Araraquara). Professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA – Timon). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Memória das Instituições Escolares (NEPHIME).

 

References

BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999. p. 529-575.

BRASIL. Decreto-Lei 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-

/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 15 jan. 2018.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Edunesp, 1998.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

CHRISTIANO, A. P. O encontro da Psicologia com a Educação nos discursos brasileiros sobre a criança de zero a seis anos. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

CIGALES, M. P. A Sociologia Educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica. 2014. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

FONTOURA, A. Fundamentos de educação: princípios psicológicos e sociais, elementos de Didática e Administração escolar. 4. ed. Rio de Janeiro: Aurora, 1957.

FRANCISCO, D. A. Um estudo sobre Metodologia do Ensino Primário (1961), de Afro do Amaral Fontoura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2006.

GENETE, G. Paratextos editoriais. Cotia, SP: Ateliê, 2009.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LOPES, E. M. T. Perspectivas históricas da educação. São Paulo: Ática, 1986.

LOURENÇO FILHO, M. B. A formação de professores: da Escola Normal à Escola de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2001.

MACIEL, L. S. B.; VIEIRA, R. de A.; SOUZA, F. C. L. de. Afro do Amaral Fontoura: estudos, produções e Escola Ativa. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n. 47, p. 232-250, set. 2012.

MEUCCI, S. A institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Departamento de Sociologia. Universidade Estadual de Campinas-SP: IFCH-Unicamp, 2000.

ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil (1930/1973). 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

SACRISTÁN, J. G. A política curricular e o currículo prescrito. In: SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. p. 108-146.

SILVA, V. B. da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

TADEI, G. B. da S. A Psicologia da Educação nos manuais didáticos de Afro do Amaral Fontoura, Paraná (1950-1970). Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maringá – Paraná, 2016.

Published

2019-05-01

How to Cite

Costa, O. A. da. (2019). Prescrições para normalistas contidas no livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura (1949 a 1957) // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019007. Conjectura: Filosofia E educação, 24, e019007. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6335

Issue

Section

ARTICLES