No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education
Abstract
O texto discute a reiterada e repetida demanda pela qualidade e excelência exigida pela sociedade frente à educação contemporânea. Considerando alguns aspectos da modernidade/pós-modernidade em que vivem tanto os herdeiros de Prometeu, como os de Dionísio, caracterizadospelo hedonismo, e os de Hermes, que valorizam a comunicação, a criação e a mediação, postula-se que a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências ou modelos para atualizar-se. Seu impulso legitimador foi diluído quando o cânone moderno de padrões objetivos de conhecimento e organização em que se baseava o mundo, foram desacreditados frente a um cenário pós-moderno. Neste contexto, são discutidas as necessidades de escolhas, de suturar os opostos, de práticas de ruptura e de alternativas existenciais para impasses contemporâneos.Downloads
Published
2013-04-24
How to Cite
de Amorim Soares, M. L., Nogueira, E. J., & Gomes, L. F. (2013). No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education. Conjectura: Filosofia E educação, 18(1), 120–134. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2043
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.