No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education

Autor/innen

  • Maria Lúcia de Amorim Soares UNISO - Universidade de Sorocaba
  • Eliete Jussara Nogueira UNISO - Universidade de Sorocaba
  • Luiz Fernando Gomes UNISO - Universidade de Sorocaba

Abstract

O texto discute a reiterada e repetida demanda pela qualidade e excelência exigida pela sociedade frente à educação contemporânea. Considerando alguns aspectos da modernidade/pós-modernidade em que vivem tanto os herdeiros de Prometeu, como os de Dionísio, caracterizadospelo hedonismo, e os de Hermes, que valorizam a comunicação, a criação e a mediação, postula-se que a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências ou modelos para atualizar-se. Seu impulso legitimador foi diluído quando o cânone moderno de padrões objetivos de conhecimento e organização em que se baseava o mundo, foram desacreditados frente a um cenário pós-moderno. Neste contexto, são discutidas as necessidades de escolhas, de suturar os opostos, de práticas de ruptura e de alternativas existenciais para impasses contemporâneos.

Autor/innen-Biografie

Maria Lúcia de Amorim Soares, UNISO - Universidade de Sorocaba

Departamento de Filosofia

Veröffentlicht

2013-04-24

Zitationsvorschlag

de Amorim Soares, M. L., Nogueira, E. J., & Gomes, L. F. (2013). No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(1), 120–134. Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2043

Ausgabe

Rubrik

Artigos