Infâncias do sul global
experiências, desafios, tensões
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v29.e024015Keywords:
Estudos sociais da infância, Sul global, DecolonialidadeAbstract
Os estudos referentes à infância têm sido historicamente marcados por diferentes concepções e representações acerca do conceito
de criança. Ao longo do tempo, essas concepções foram sendo modificadas a partir de demandas econômicas e sociais da sociedade eurocentrada. Dessa maneira, inspirados em Larrosa (2004), ensejamos compartilhar neste texto, de maneira ensaística, nossas reflexões sobre os estudos de infância a partir da perspectiva do sul global. Entendemos que a infância não é mais uma experiência universal, ela é construída exprimindo as diferenças – as individuais relativas à inserção de gênero, classe, etnia, raça e às coletivas a partir dos limites estruturais materializados nos padrões de poder, de trabalho, de renda, de controle da terra, do espaço, da justiça
e da política. Acreditamos que distintas culturas, tempos e localizações geográficas, bem como as histórias individuais dessas crianças, tecem teias e constroem diferentes mundos das infâncias. Inicia-se o debate a partir de reflexões sobre a infância a partir da diversidade. Trazemos também ponderações de como, culturalmente, ainda tem se pensado uma criança e uma infância marcada por características eurocêntricas, bem como tem se desenvolvido uma invisibilização em relação às crianças negras e indígenas. Outro ponto abordado no ensaio é a crítica da história institucionalizada e hegemônica da infância, que tem reproduzido uma perspectiva que não contempla a diversidade e diferenças das vivências das crianças em suas infâncias. Neste sentido, o presente ensaio visa ampliar o campo dos estudos acerca da infância do sul global, bem como dos estudos decoloniais, que têm estruturado a produção do conhecimento a partir de interlocuções locais e saberes descentrados.
References
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura: para uma pedagogia da educação infantil. Campinas: Cortez; Editora
Unicamp, 2007.
GALLO, Silvio. Ir junto os desafios de educar uma “infância maior”. In: SANTOS, Solange Estaneslau et al. Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. 1. ed. Maceió: Edufal, 2018. p. 57-68.
JAMES, Allison; JAMES, Adrian. Key Concepts in Childhood Studies. Thousand Oaks, California: Sage Publications Ltd, 2008.
LARROSA, J. Operação Ensaio: sobre o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 29, n.
1, p. 27-43, 2004.
LLOBET, Valeria; SOLAR, Ana Vergara del. Untangling the Latin American child: heterogeneous temporalities of latin american modern childhoods. Third World Thematics: A TWQ Journal, v. 7, n. 1-3, p. 110-125, 4 maio 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/23802014.2022.2146181.
LOPES, Jades Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da Infância: Reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora: FEME, 2005.
LOPES, Jader Janer Moreira. Terremo Baldio: um livro sobre balbuciar e criançar os espaços para desacostumar geografias. São Paulo: Pedro & João, 2021.
MARRE, Diana. Prólogo. De infancias, niños y niñas. In: LLOBET, Valeria. Pensar la infancia desde América Latina. Un estado de lacuestión. Buenos Aires: Clacso, 2014. p. 9-26.
MARSHALL, Amandine. L’enfant et la mort en Egypte ancienne. Cairo: The American University in Cairo Press, 2022.
MENESES COPETE, Yeison Arcadio. “El río sigue siendo el río”. Niñez y resiliencia interseccional. Des/ombligamientos en el departamento del
Chocó, Colombia, 1991-2020. [Tesis Doctoral] Universidad de Perpignan, 2020.
MENESES COPETE, Yeison Arcadio. Las Niñeces de la Vorágine de Gorée. Las heridas de la pigmentocracia. In: OCORÓ LOANGO, Anny;
CAMPOALEGRE, Rosa. (Coords.). Afrodescendencias: debates y desafíos ante nuevas realidades. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2021, p.71-88.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Tradução de Marco Oliveira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p. 1-18, jun. 2017.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
QVORTRUP, Jens. Childhood as a Social Phenomenon: na Introduction to a Series of National Reports. Eurosocial – Report
36/1991. Vienne European Centre, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.








