Leituras e travessias pelas memórias afetivas e musicais: experiências subjetivas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022007

Schlagworte:

Canções, Narrativas, Leituras, Histórias de Maria.

Abstract

O presente artigo trata sobre experiências leitoras motivadas por canções, memórias autobiográficas e comentários publicados em plataformas digitais. Partindo-se do princípio de que a leitura é mais que uma simples atividade de decodificação, defende-se que ao deixar-se ler pelas canções e pela arte o sujeito, involuntariamente, arma-se para produzir sentidos às marcas inscritas e re-inscritas na sua própria história, reinventando-se e gerando novos processos de subjetivação. Os objetivos deste trabalho são: 1. Construir uma compreensão sobre o lugar da canção no cenário artístico brasileiro, bem como sobre a sua capacidade de produzir efeitos nos sujeitos leitores, amparando-se em algumas produções intelectuais reconhecidas no meio acadêmico. 2. Narrar uma experiência de leitura, em que a canção atua como desveladora de demandas afetivas pessoais, geradora de um produto artístico: a série de vídeo Histórias de Maria. 3. Identificar e analisar possíveis leituras sobre as Histórias de Maria, imersas em comentários sobre a respectiva série, publicados nas plataformas digitais. Para efeito didático e metodológico, organiza-se este artigo em três itens: 1) O lugar da canção como suporte de leitura. 2. Experiência subjetiva: leituras de marcas inscritas e reinscritas pela canção. 3. Histórias de Maria: leituras e leitores. Autores como Wisnik (2004; 1898), Rossi (2003) e Neder (2008) Lima (2013), Agamben (2009), Martins (1986) e Jouve (2002) contribuem para a compreensão do lugar da canção no cenário artístico brasileiro, sua qualidade de objeto biográfico e dispositivo, bem como sua potência em levar o corpo a produzir sentidos para marcas inscritas e reinscritas, através de diversos níveis de leitura. Contribuem, também, para a análise das possíveis leituras imersas nos comentários recolhidos para este trabalho. Por fim, nas considerações finais, conclui-se que toda forma de ler vale a pena.

 

Autor/innen-Biografie

Silvio Roberto Silva Carvalho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-doutorado em ateliês de performances biográficas pelas canções populares, pelo ICS da Universidade Lisboa. Doutor em artes cênicas, mestre em família, especialista em Leitura e graduado em pedagogia. É professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e trabalha com temáticas voltadas para a (auto)biografia, arte, educação, formação de professores, leitura e família. Além de professor, palestrante e oficineiro, é cantor, compositor, músico e contador de histórias.  

Literaturhinweise

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius NicastroHonesko. Chapecó-SC: Argos, 2009.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução, Paloma Vidal. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. 9.ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.25

BARTES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Tradução de Mário Laranjeira; revisão da tradução Andréa Stabel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Roland Barthes).

BONDER, Nilton. Cabala e a arte do tratamento da cura: tratando a dor, o sofrimento, a solidão e o desespero. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.

BONDER, Nilton. A alma imoral: traição e tradição através dos tempos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

BRONFENBRENNER, Uric. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Tradução: André de Carvalho Barreto. Revisão técnica: Silvia H. Koller – Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2012. [Recurso eletrônico].

BRONFENBRENNER, Uric. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CARVALHO, Silvio Roberto Silva. Construções biográficas pelas canções populares. Tese de Doutorado em Artes Cênicas. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2015.

CHIARA, Ana Cristina de Rezende. O espaço biográfico de Leonor Arfuch: uma nova leitura dos modos como vidas se contam. In: Matraga, Rio de Janeiro, v.14, n.21, pp. 165-169, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga 21/arqs/matraga21r01.pdf. Acesso em: 5 ago. 2013.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In:_____.O que é o autor? Lisboa: Passagens, 1992. p. 129-160.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal-RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. (Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação. Clássicos das histórias de vida). p.59-79.

JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução de Brigitte Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002

KEHL, Maria Rita. 18 crônicas e mais algumas. São Paulo: Boitempo, 2011.

LIMA, Raquel Esteves. A máquina da memória em movimento. In: SOUZA, Eneida Maria de; LAGUARDIA, Adelaine; MARTINS, Anderson Bastos. (orgs.). Figurações do íntimo: ensaios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. p.31-44.

LOPES, Cássia. A pequena leitora. Disponível em:<http://www.caramure.com.br/a-pequena-leitora/. > Acesso em 25 jan. 2013.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Coleção Primeiros Passos)

NEDER, Álvaro. A invenção da impostura: MPB, a trama, o texto. In: GIUMBELLI, Emerson; DINIZ, Júlio Cesar Valladão; NAVES, Santuza Cambraia. (orgs.). Leituras sobre a música popular: reflexões sobre sonoridades e cultura. Rio de Janeiro:7Letras, 2008, pp.269-283.

PAIS, José Machado. Lufa-lufa quotidiana: ensaios sobre cidade, cultura e vida urbana. Lisboa – Portugal: ICS, 2010.

PENAC, Daniel. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Tradução de Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal-RN: EDUFRN, 2012. (Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação. Clássico das histórias de vida).

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. O livro é passaporte, é bilhete de partida. In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo. (orgs.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999.

ROSSI, Deise Mirian. O amor na canção: uma leitura semiótica-psicanalítica. São Paulo: EDUC; Casa do Psicólogo; Fapesp, 2003.

SEDLMAYER, Sabrina. Recados de vida, cartas sem destinatário: Bartleby e Companhia. In: ____; GUIMARÃES, César; OTTE, Geor. (Orgs.). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. pp.15-27.

TATIT, Luiz. O cancionista. 2.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras: Circulo do Livro, 1989.

Veröffentlicht

2022-04-05

Zitationsvorschlag

Carvalho, S. R. S. (2022). Leituras e travessias pelas memórias afetivas e musicais: experiências subjetivas. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022007. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022007

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.